Palestras da IV Semana de Educação Física em São Sebastião seguem até hoje


Palestras da IV Semana de Educação Física em São Sebastião seguem até hoje

Professor doutor Christiano Bertoldo ministra aula prática durante curso de extensão universitária
Nesta quarta-feira, quem marcou presença na IV Semana de Educação Física pôde conferir a palestra com a doutora em nutrição Luciene Rego sobre o tema “Obesidade & Atividade Física & Nutrição”; além dos trabalhos da também palestrante, professora e especialista Luciana Gallani, que expôs sobre a importância do profissional de Educação Física em projetos sociais.
De acordo com Luciene, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG), toda sua exposição girou em torno da seguinte relação: obesidade e atividade física, através da educação alimentar, visando o emagrecimento, mostrando os pontos principais para se reeducar. “Muitos acham que só a atividade física é suficiente para emagrecer; outros acreditam que é só a dieta. No entanto, tudo passa pela reeducação alimentar”, expôs a palestrante.


Dentro desta reeducação, a nutricionista destacou os seguintes pontos principais: “Não tome medidas drásticas como dietas restritivas e esteja alerta ao consumo de frutas e vegetais frescos diariamente. Isto tudo, lembrando sempre da importância da hidratação e o fundamental: pratique regularmente atividades físicas”.
O curso de extensão universitária também ocorreu nesta quarta-feira, e segue até hoje. Responsável pelas aulas, o professor doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explicou um pouco do que tem sido visto durante as aulas. “Não ensino como fazer o exercício, pois isto não é receita de bolo; mas realizo uma ponte entre a Ciência e a prática, lembrando sempre três focos principais: indivíduo, avaliação deste indivíduo e prescrição de exercícios”, destacou o professor.


Quanto ao evento, para o chefe de divisão de projetos da juventude Rogério Cozendey, a semana tem sido de grande sucesso. “Durante todos os dias, a procura pelo evento está grande. Procuramos trazer os mesmos cursos que encontramos lá fora, mas, gratuitamente. Cursos deste nível, atendendo a estes profissionais locais, é algo inédito. Para deixar isto tudo acessível a todos, fechamos parceria entre as secretarias de Esportes e Educação”, informou Cozendey.
No sábado, haverá a última atividade do evento, uma clínica com a professora especialista Denise Amaral com o tema “Estabiliza=Ação”. Denise faz parte do quadro de professores de hidroginástica do Pontal da Cruz.


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Comentários