Mundo precisa de políticas para enfrentar secas, diz ONU


Mundo precisa de políticas para enfrentar secas, diz ONU

(AE) - O mundo precisa adotar com urgência políticas de gerenciamento de secas, afirmou a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) nesta terça-feira. Atualmente, fazendeiros desde a África até a Índia sofrem com a falta de chuvas, e os Estados Unidos passam pela pior estiagem em décadas
A OMM, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para meteorologia, afirma que a seca e seus efeitos no mercado mundial de alimentos mostra a necessidade de políticas de conservação de água e menos consumo. “Projeta-se que as mudanças climáticas aumentarão a frequência, intensidade e duração das secas, com impactos em muitos setores, em particular na comida, água, saúde e energia”, disse o secretário-geral da MMO, Michel Jarraud.
Autoridades dos Estados Unidos afirmam que dois terços do país estão registrando seca de moderada para excepcional neste verão, com o calor excessivo destruindo plantações e matando gado. A colheita anual de milho, por exemplo, deve ser a menor desde 2006, apesar de ter sido plantado o maior número de hectares em mais de 70 anos.

Comentários