Mais de 50 equipes disputam a 4ª Copa Sebastianense de Futebol


Mais de 50 equipes disputam a 4ª Copa Sebastianense de Futebol

Representantes fecham últimos detalhes para a competição
A Prefeitura de São Sebastião promoverá no início do próximo mês, a 4ª Copa Sebastianense de Futebol que reunirá, neste ano, mais de 50 equipes. Divididas por regiões, Costas Norte e Sul, os times disputarão o título pelas categorias Principal e Sub-15. Segundo a Secretaria de Esportes, o campeonato está previsto para começar no dia 2 de setembro, às 10h, com desfile das delegações durante a solenidade oficial de abertura no complexo do ginásio poliesportivo José de Souza Gringo, o Gringão, e posterior partida no estádio Otoniel Santos entre o Caiçara e o Grêmio Barê, pelo Sub-15.


Sub-15
Pela categoria Sub-15, se enfrentarão as equipes do Caiçara, Enseada, Grêmio Barequeçaba, Seesp Topolândia e Guarani (Grupo A – Costa Norte); Barra do Sahy A, Barra do Sahy B, Gaivota, Barra do Una, Boiçucanga A e Boiçucanga B (Grupo B – Costa Sul).
De acordo com os organizadores, o sistema de disputa é ‘todos contra todos’ dentro de seus grupos classificando os dois melhores colocados para a semifinal, a ser disputada em dois jogos, sendo que o campeão de cada grupo terá o direito de disputar o jogo de volta em sua região, porém, não necessariamente, em seu campo.
Ainda conforme o regulamento, haverá diferença de gols, ou seja, a equipe que perder o primeiro jogo terá que vencer o segundo pela mesma diferença de gols com que perdeu a primeira partida para evitar que a decisão seja nos pênaltis.
A final, também será disputada em dois jogos, mas decidiu-se que o jogo de volta será disputado no estádio Otoniel Santos, continuando o mesmo critério no caso de resultados ou diferença de gols iguais nos dois jogos.


Principal
Divididos em oito grupos, metade pela Costa Norte e a outra metade pela Costa Sul, os 41 times da Principal disputarão, igualmente no sistema ‘todos contra todos’ dentro de seus grupos classificando os dois melhores colocados para a segunda fase que será disputada em forma eliminatória, a ser jogada no ‘ida e volta’. Nesse caso, a equipe que fizer mais pontos nas duas partidas será a classificada para a fase seguinte; em caso de empate a decisão se dará por cobranças de cinco penalidades e, se mesmo assim persistir empate, as cobranças serão alternadas até que se tenha um vencedor, cabendo aos primeiros colocados da primeira fase o direito de jogar em sua própria região, porém, no campo a ser escolhido pela Secretaria de Esportes.


Nas quartas de final, a segunda partida será disputada na região da equipe com a melhora campanha na fase anterior, seguindo o mesmo critério na semifinal. Na final propriamente dito, a segunda partida será obrigatoriamente no estádio Otoniel Santos. Vale lembrar que os dez melhores times estarão classificados para disputar a primeira divisão em 2013, entretanto, não poderão se classificar para a primeira divisão duas equipes da mesma agremiação. Caso isso ocorra nas quartas de final, o adversário com melhor índice técnico na fase anterior é quem ficará com a vaga.


Segundo a organização, pelo Grupo A se enfrentarão o Guarani, Sato A, Sato B, Olaria e Esportiva Recanto do Mar; pelo Grupo B, Canto do Mar, Varadouro, Sebastianense, Estrela do Mar, Caiçara e Juventude; pelo Grupo C, Divisa, Colinas, Águia de Ouro, Pontal e Grêmio Barê e pelo Grupo D, Som de Barê, Sete de Setembro, Cruzeirinho, Só Alegria e Nova Guará. Já pelo Grupo E, jogarão entre si o Maresias A, Boiçucanga A, Estrela de Boiçucanga, Vila Baiana B e União de Cambury; pelo Grupo F, Juquehy, Caiçara Toque-toque, Boca Junior, Barra do Uma B e Maresias B; pelo Grupo G, Maresias C, Boiçucanga A, Unidos da Vila, Paúba e Pau Brasil e pelo Grupo H, Cambury, Barra do Una A, Estrela de Juquehy, Vila Baiana A e Caraguatá Maresias.

Comentários