Felipe Augusto abre canal direto de conversas com funcionalismo público em debate de prefeituráveis





Felipe Augusto abre canal direto de conversas com funcionalismo público em debate de prefeituráveis



A participação do candidato do tucano Felipe Augusto (PSDB - 45), no primeiro debate que aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (SindServ), foi marcada pela objetividade e precisão de respostas aos diversos questionamentos da categoria na noite de quarta-feira(15).

A primeira rodada do debate foi marcada por cinco perguntas, todas referentes ao funcionalismo público. Esta foi a oportunidade de o representante da coligação “Nova São Sebastião” esclarecer e deixar registrado aos servidores presentes no auditório do sindicato que em seu governo não haverá nenhum tipo de decisão autoritária para com a classe, e que tudo que ainda tiver que ser mudado e melhorado, só será feito depois de discutido o assunto, para alcançar um denominador comum.

Sem rodeios, Felipe Augusto deixou claro seus compromissos de governo com os servidores municipais. Entre eles, instituir no município o Plano de Cargos, Carreira e Salários, um direito dos servidores e uma necessidade de São Sebastião; Realização de uma gestão profissional do Fundo de Pensão dos Servidores (FAPS), instituir o São Sebastião Previdência, o SãoSebaPREV; Estabelecer o concurso público como instrumento único de ingresso no serviço público como prevê a Constituição Federal; e elaborar um novo Estatuto do Magistério. Para ele, os profissionais de educação merecem um tratamento especial tendo inclusive uma lei exclusiva para eles.

“Minha experiência na vida política me permitiu ao longo dos anos que eu pudesse perceber que para que uma gestão pública de sucesso funcione tem que contar com o apoio de seus braços e pernas, que são os servidores públicos municipais, com os quais teremos um canal direto de contato. Com reuniões na sede da região Central e nas subsedes na Costa Norte e Sul. Vamos fazer um governo participativo, em parceria com os servidores”, indicou o candidato tucano.

Um dos questionamentos feitos pela bancada do SindServ foi levantado o tema sobre a falta de segurança do trabalho para os funcionários municipais. Felipe Augusto garantiu que pagamentos de adicionais de risco, insalubridade, periculosidade, serão implementados e incorporados aos salários dos servidores o mais rápido possível. Entretanto, o tucano ressaltou que todas as melhorias e ganhos que o funcionalismo irá receber, dependerá diretamente das diretrizes orçamentárias, que serão aprovadas ainda este ano pela Câmara Municipal. “Vamos respeitar o orçamento da cidade, porém, vamos batalhar incessantemente para a aplicação das melhorias necessárias. Os equipamentos de segurança também irão fazer parte da realidade diária dos funcionários públicos municipais, além de serem exigidos pela legislação, estes Equipamentos de Proteção Individual ( EPI’s) irão proteger os servidores, e muitas vidas deixarão de ser expostas aos riscos diários de cada profissão. Se não pudermos fazer tudo logo no primeiro ano, nos comprometemos publicamente que não passará do segundo ano”.

A educação também fez parte da discussão entre os prefeituráveis, segundo o SindServ, os professores de Educação Física municipais estão até hoje sem um estatuto próprio, previsto pelo Ministério da Educação (MEC). E que isto reflete diretamente em perda e desvalorização salarial. Felipe Augusto foi objetivo mais uma vez, e revelou que a partir do próximo dia primeiro de janeiro, em sua gestão, o tão esperado estatuto do magistério irá sair da gaveta e finalmente, valorizar assim os profissionais da educação, corrigindo e avançando a carreira dos professores. “Governo se faz através de diálogo, e assim iremos resolver todos os problemas que ainda permeiam o funcionalismo público municipal de São Sebastião”.

O candidato tucano à prefeitura sebastianense se comprometeu com a categoria que sua gestão será baseada na organização da cidade. “Darei a manutenção a todos os direitos já adquiridos como o novo estatuto dos servidores municipais, porém, melhorias ainda precisam ser estudadas. É preciso contemplar a categoria, baseado sempre em um diálogo aberto entre as partes envolvidas, pautados por ações de responsabilidade e qualidade social”.



Entre candidatos

Em um segundo momento do debate, os prefeituráveis fizeram perguntas entre si. Através de sorteio, o candidato peemedebista Juan Garcia questionou Felipe Augusto com relação a sua opinião sobre a empresa licitada que administra o Fundo de Pensão do Servidor (FAPS) ao custo de apenas R$ 600 mensais.

Por sua vez, Felipe Augusto concordou com a estranheza de uma empresa cobrar um valor baixo para exercer uma função de grande responsabilidade, e, que administra um dos maiores fundos de aposentadoria do Estado de São Paulo, cerca de R$ 550 milhões. “Ao assumirmos o governo municipal iremos investigar a fundo a participação desta empresa no FAPS. Iremos exigir que seja feita uma auditoria, onde todas as contas deverão ser prestadas, sujeitas as penalizações legais. É realmente preocupante, porém iremos corrigir os possíveis erros e irregularidades. Os funcionários públicos municipais inativos podem ficar despreocupados que poderão gozar de suas aposentadorias sem problema nenhum, inclusive o senhor Dr. Juan, que também está prestes a se aposentar, pode ficar tranquilo que cuidaremos da sua aposentadoria” alfinetou.

Já em outra rodada, Felipe Augusto questionou o candidato João Amorim (PSOL) sobre declaração de que será radicalmente contra as terceirizações e que as extinguirá em 100% caso eleito. Amorim manteve sua afirmação e disse que a cidade teria condições de realizar uma política sem terceirizações, de nenhum setor da máquina pública.

Para Felipe, tal engenharia não seria possível, já que os órgãos públicos dependem em algumas instâncias da terceirização. “Iremos sim diminuir o quadro das terceirizações, principalmente na educação. Devolveremos a merenda escolar para a gestão da Associação de Pais e Mestres (APM) valorizando novamente essa instituição, e os diretores de escolas. Os diversos gêneros alimentícios poderão ser comprados nos próprios bairros onde estão localizadas as escolas. Além de cargos como merendeiras, porteiros, auxiliares de limpeza, entre outros, serão ocupados por funcionários públicos que já exercem a função; Além do que esses servidores ficarão alocados em escolas próximas as suas residências, vamos organizar a educação em São Sebastião”.

Felipe Augusto agradeceu ao SindServ pela iniciativa, e acredita que é assim que se faz a democracia. “Quero uma cidade mais estruturada e organizada, que tenha condições de exercer seu potencial máximo no setor turístico na Costa Sul. Que possa oferecer aos seus munícipes qualidade de vida, através de vagas em creches, berçários e escolas. Que possamos nos expandir comercialmente e industrialmente na Costa Norte, e fortalecer as duas grandes estatais que estão presentes em São Sebastião, na esfera estadual com o Porto, e na federal com a Petrobras. Vamos renovar nossa cidade através de um governo sério, comprometido e organizado com políticas públicas de verdade”, concluiu.


Comentários