Empregabilidade dos formados pelas Fatecs é de 92%. Nas Etecs, índice é de 79%

A empregabilidade dos alunos egressos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo é de 92%. Entre as Escolas Técnicas estaduais (Etecs), o índice é de 79%. Os números foram coletados em 2011 com estudantes formados em 2009 e mantêm o patamar de pesquisas anteriores da instituição.
Realizado pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o levantamento aponta que, entre os formados pelas Fatecs já empregados, 96,2% têm vínculo formal de trabalho. Desses, 35,1% estão em grandes empresas, 22,3%, no serviço público, 19%, em empresas de médio porte, 13,5%, em pequenas empresas e 9,1%, em microempresas.
Nas Etecs, o índice de empregados com vínculo formal é de 88%. Desse total, 30,2% estão em grandes empresas, 19,9%, no serviço público, 19,2%, em médias empresas, 15,8%, em pequenas empresas, 14%, em microempresas e 0,9%, em propriedades rurais.
A maioria dos tecnólogos – 55% – ganha entre 3 e 8 salários mínimos, enquanto 63,5% dos técnicos recebem entre 1 e 3 salários.
A realização do estudo foi facilitada pelo Websai (Sistema de Avaliação Institucional), implementado em 2010. Consiste em um amplo banco de dados do Centro Paula Souza com informações cadastrais dos alunos e seus pais, professores, servidores e estudantes já formados. A partir dele, é possível coletar e avaliar vários aspectos da instituição, tais como o grau de satisfação dos pesquisados. Até então, essa apuração era feita por meio de correspondência via correio.

Comentários