Eleições municipais sebastianense


Eleições municipais sebastianense
“Penso que cada um que já esteve no poder nos últimos 20 anos desta cidade, teve seu lado bom”
Selma Almeida


Quando penso em eleições municipais, vem a minha memória a cidade de São Sebastião, por ser a que mais tempo estou com moradia. Depois de 20 anos residindo aqui, hoje em dia já me considero uma sebastianense, pelo menos, na vivência dos governos municipais que esta cidade já teve.
E queria propor aqui um momento de reflexão e de dica aos que pretendem governar esta cidade nos próximos quatro anos. Penso que cada um que já esteve no poder nos últimos 20 anos desta cidade, teve seu lado bom no que diz respeito a reformas e construções. Um foi responsável pelo primeiro Teatro Municipal da cidade, que trouxe uma possibilidade de cultura que carecia aos moradores; outro deu uma cara nova na rua da Praia, que também necessitava e muito.
E o posterior, iniciou mais mudanças no local, incrementando aquilo já pronto que ainda precisava de mais. Também, pelo menos, começou a construir um hospital na Costa Sul, e teve a coragem de colocar aquela ridícula rodoviária no chão, para começar algo novo (já estava mais do que na hora).
Nesta administração ainda teve uma boa recauchutagem na avenida/rodovia da região central, além da ciclovia que embora ainda não seja a ideal para ciclistas, no que diz respeito a espaço (mesmo assim é uma iniciativa), atende praticamente uma ponta a outra da cidade em bairros importantes e urbanos sebastianense. Mas se cito mais desta administração, não quer dizer que as anteriores também não tiveram méritos, mas é a que está mais fresca na minha memória por ser recente.
Mas se aqui elogio estes aspectos, que não deixam de ser importante, tenho que lembrar que no que diz respeito à saúde, desde que moro aqui, há 20 anos, o serviço nunca foi condizente com o valor arrecadado pelas prefeituras. Os sebastianenses nunca tiveram um serviço de excelência neste setor e com o dinheiro arrecadado poderia ser de Primeiro Mundo.


Na área de Educação pública, embora não tenha acompanhado como usuária para minhas filhas, por exemplo, que estudaram em ensino privado (que também deixou a desejar), sei que não prima pela excelência condizente com o dinheiro a que a prefeitura tem acesso. E estes defeitos em São Sebastião, sejam na saúde ou educação, não se restringem a atual administração, mas nenhuma foi capaz de proporcionar um serviço excelente aos moradores.
O que quero mostrar aqui neste espaço é que São Sebastião ainda precisa de mais, muito mais. É uma cidade que esteve progredindo nestes últimos anos, mas sua expansão continuará e não por mérito dos administradores, mas por força das circunstâncias mesmo e dos empreendimentos que por aqui se instalam.
A meu ver, os que estão em campanha hoje para usufruírem, sejam novamente ou pela primeira vez, desta cidade com uma arrecadação maravilhosa, que não tenham como rotina nos palanques, ataques às administrações passadas (um defeito horroroso de político), mas sim apresentar realmente algo novo, além do que a cidade merecidamente tem, graças às prefeituras anteriores. Que tal começar a fazer valer um serviço de excelência na saúde e educação (setores básicos e realmente necessitados no município) e, por favor, dêem continuação daquilo que deu certo na anterior (defeito péssimo na política sebastianense). Enfim não tratem as eleições municipais como uma guerra de egos e quando tomarem posse não desdenhe quem saiu, procurando uma transição parceira para o bem do eleitor, responsável direto pela sua estadia de quatro anos a frente de São Sebastião.

Comentários