Curso sobre autismo para professores da rede municipal de ensino terá início nesta quarta-feira



Professores da rede municipal de ensino de São Sebastião participam hoje do curso “Autismo e suas necessidades”. Os encontros serão promovidos na escola municipal Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade, e seguem até o mês de outubro.

O mesmo treinamento já foi oferecido no ano passado aos educadores da região central e Costa Norte. Na ocasião, ele foi ministrado na unidade escolar Henrique Botelho, no Centro.

Nesta edição, o curso contará com a participação professores de educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e de educação física. A carga horária é de 30 horas e as aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 18h às 20h.

O curso será ministrado pela professora Deyse Moreira Lima, pedagoga habilitada na área de deficiência intelectual e especialista em psicopedagogia. A organização é feita pelo Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE), ligado à Secretaria da Educação.

A formação irá abordar o autismo e a Síndrome de Asperger, que são conhecidos, respectivamente, como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) e transtorno global do desenvolvimento (TGD).

O objetivo é oferecer capacitação para que os educadores da rede municipal saibam como planejar e trabalhar em sala de aula para proporcionar maior estabilidade emocional e desenvolvimento global das crianças com autismo ou TGD.

Os participantes deverão ter conhecimentos sobre o histórico, as características principais, os limites, o potencial, as habilidades, as necessidades e as prioridades das crianças que possuem esses transtornos.

Comentários