Alunos têm aulas práticas nos cursos da área de construção civil





Alunos participam das aulas práticas nos cursos de pintor, elétrica e hidráulica no CIP
Alunos dos cursos profissionalizantes, ligados à área da construção civil, do CIP (Centro Integrado Profissionalizante) de São Sebastião, já começaram a participar das aulas práticas, a partir desta semana.
Os cursos profissionalizantes gratuitos são realizados em parceria entre a secretaria da Educação e o Senai. No total foram formadas 15 turmas nos cursos profissionalizantes, em várias áreas, com 16 vagas cada, num total de 304 alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno, que serão certificados pelo Senai.
Na noite de segunda-feira 20, as turmas dos cursos de pintor de obras, elétrica residencial e hidráulica já participaram das aulas práticas no galpão do CIP, acompanhados pelos professores do Senai. Todos seguiram as normas técnicas e com uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A carga horária dos cursos é de 160 horas, com aulas teóricas e práticas.


O professor Carlos Alves Vicente, do Senai, que acompanhou a turma nas aulas de pintura de obras, informou que as turmas, além das normas técnicas, já tiveram aulas de meio ambiente, segurança, orçamento e cotação, na parte teórica. “É importante aprender a teoria para depois desenvolver a prática”, destacou. Vicente também ministra aulas com as turmas de pedreiro assentador e revestidor, no período da tarde.
Na opinião do professor Messias Raimundo da Silva, há mais de 12 anos no Senai, os participantes do curso de hidráulica mostram bastante interesse em aprender. “Durante o curso, também têm aulas nas disciplinas de meio ambiente, desenho técnico, segurança do trabalho”, explicou, salientando a importância de se ter um conhecimento mais amplo.


Aprendizado
Os alunos, durante as aulas práticas no galpão do CIP, estavam bastante interessados e participativos em aprender as técnicas.
Para Válber Pimenta Rafael, morador na Topolândia e que atua como free lancer, o curso de pintor de obras é muito bom. Apesar de estar desempregado, ele já trabalha em alguns serviços de pintura. “Pretendo aprender e me aperfeiçoar para poder trabalhar na área”, frisou.
Também para a aluna Ana Maria Pinto dos Santos, moradora no Itatinga, e funcionária na área administrativa, o curso de elétrica está sendo bastante útil. “Resolvi fazer o curso para obter conhecimento e resolver problemas em casa, mas se aparecer alguma proposta de trabalho vou aceitar”, completou. “Já aprendi várias técnicas e é a primeira vez que faço um curso nesta área”.
Outra aluna que coloca em prática as aulas do curso de hidráulica foi Rosemar Miguel dos Santos, do Morro da Olaria, e atualmente desempregada. “Gosto muito do curso de hidráulica, pois quero ter mais qualificação. Se surgir uma proposta de trabalho, pretendo trabalhar nesta área”. Ela acredita que o mercado de trabalho na área de construção civil oferece várias oportunidades.


Garçon
Nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, o CIP realizará um curso rápido de garçon, voltado aos funcionários de hotéis e restaurantes do município, visando oferecer uma reciclagem aos profissionais nesta área. O curso contará com 16 alunos e será no horário das 8h às 12h, na pizzaria em Barequeçaba.


Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários