Alunos de Barra do Una participam de oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa


Alunos de Barra do Una participam de oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa

Com o objetivo de aprimorar a produção de texto para a Olimpíada de Língua Portuguesa, os alunos da EM Sebastiana Costa Bittencourt, localizada em Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião, participaram de uma roda de conversa com a moradora do bairro Elizabeth dos Santos Braz, de 64 anos.
Os estudantes se mostraram muito interessados durante as explicações dadas pela moradora. “Foi muito interessante saber das coisas que ela contou, pois assim teremos mais detalhes para a produção do nosso texto, sem falar que muitas dessas histórias eu não conhecia”, disse o aluno Leonardo Matheus, 14 anos.
Entre causos e contos, Elizabeth deu detalhes de fatos acontecidos no passado do bairro envolvendo sua família e também moradores tradicionais. “Naquela época, pescávamos muitas tainhas e após limparmos, colocávamos sal para elas secarem ao sol, pois não tínhamos geladeira. Depois elas eram levadas para comercialização em Santos, de barco, uma vez que ainda não existia a estrada. E a nossa comida do dia-a-dia era feijão, farinha de mandioca e peixe”, relatou.


A roda de conversa foi realizada com a finalidade de proporcionar aos alunos mais detalhes sobre os acontecimentos do bairro desde sua formação, uma vez que a temática abordada pela Olimpíada é “O lugar onde vivo”.
“Entendemos que essa interação entre a comunidade e os alunos é muito importante, pois os relatos servirão para a produção dos textos dos alunos, e também assim valorizamos o conhecimento do morador local, que tem muitas experiências e histórias para contar”, explicou o diretor da escola, Humberto Bernardo.
O evento com moradores locais segue até hoje e contribuirá para a elaboração da versão final que será encaminhada para a Secretaria da Educação do município.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada pelo Cenpec a cada dois anos e desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

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