A tecnologia para sala de aula


A tecnologia para sala de aula
“Hoje em dia não é difícil se deparar com professores desorientados com tamanha tecnologia e reféns de alunos cada vez mais antenados no mundo virtual”
Selma Almeida


A tecnologia veio com uma rapidez neste mundo que não foi condizente com a capacidade de assimilação do ser humano. Enquanto nos séculos passados cada transformação industrial que acontecia eram de décadas, a era virtual precisou de menos de dez anos para se firmar.
E não somente o início, mas sua sofisticação e alcance foram de uma rapidez que muitos ainda se confundem. Mal as pessoas tinham se familiarizado com um computador básico, já apareceram notebooks, netebooks, e não param mais com os Tablets, Ipods, Ipads, Iphones, Itunes, Smartphones, e outros que não acabam.
Lógico que os mais velhos iriam ficar para trás diante desta modernidade rápida e as crianças e os jovens teriam menos tempo de adaptação. Isso faz parte da natureza humana. O problema é quando a educação entrou nesta era.
Hoje em dia não é difícil se deparar com professores desorientados com tamanha tecnologia e reféns de alunos cada vez mais antenados neste mundo virtual. É quando o aluno ensina o mestre. E diante deste quadro, não adianta fugir, os docentes têm que se curvar a eles.


Infelizmente, não tem como deixar a tecnologia para fora dos muros escolares. O professor de hoje tem que aprender e rápido. O resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) não mostrou apenas que a qualidade do ensino anda a passos lentos, mas que a tecnologia pode ser uma aliada para reverter este cenário. O índice de determinadas escolas apresentou algumas particularidades de escolas que apresentaram melhora no desempenho. Entre outras, o investimento em tecnologia feito na rede municipal. Lousas digitais e softwares educativos tiveram relevante importância nos resultados dos alunos.
Os professores substituíram suas ferramentas de trabalho. Do giz à caneta eletrônica, com explanações mais eficazes. Os quadros interativos ganharam força e espaço por permitirem maior captação da atenção do aluno, interatividade e efetividade do processo de ensino, e melhor domínio do professor sobre o conteúdo.
Ele pode acessar arquivos da tela projetada, assim como sublinhar virtualmente suas apresentações e buscar páginas na internet - tudo para complementar a aula na hora, com informações extras. Já os alunos podem fazer suas observações e contribuir para o processo ensino e aprendizado.


Segundo educadores, o interesse dos estudantes pelo conteúdo é infinitamente maior do que com o método convencional. A lousa dispõe de diversos recursos e ferramentas interativas que possibilitam aos docentes um trabalho mais criativo e diversificado, trazendo para a sala de aula o contato com a tecnologia, a internet e o mundo multimídia. É claro que não basta investir no material didático nas escolas, como os governos fazem, sem dar suporte de uso para os professores, que precisam de uma vez por todas se familiarizarem com esta tecnologia se querem continuar exercendo a profissão de mestre. E o mesmo digo a todos os outros profissionais, de que área for, de que o mundo virtual anda mais rápido do que nossa compreensão, então é melhor que aprendamos a aprender ligeiro, como nossas crianças.

Comentários