Criação do Parque Natural do Juqueriquerê começa a ser discutida


A primeira audiência pública sobre a criação da Unidade de Conservação: Parque Natural do Juqueriquerê foi realizada na sexta-feira (23/03/2012), na Emef Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão.  Cerca de 40 pessoas compareceram à reunião, que volta a debater o assunto hoje (26), das 19h30 às 22h, no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), no Centro. 
No encontro, a secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, e o secretário adjunto Paulo André Cunha Ribeiro, mostraram o projeto do parque e responderam as perguntas do público. A área destinada ao parque é de aproximadamente 35 mil m², que compreende o trecho de mata na Praia das Palmeiras (Jardim Nomar) da rodovia até o rio.
Desse espaço, cerca de 3 mil m² foram reservados para ciclovia, alojamento, observatório, sanitários, centro de educação ambiental, auditório, bicicletário, decks e vias de circulação sinalizadas.  O público questionou o Plano de Manejo, criação dos Conselhos Consultivo e Gestor, Plano Emergencial de Uso Público, guarita, passeios, acessibilidade, vagas de estacionamentos, reuso da água e o uso de energia limpa.  
As reuniões cumprem uma determinação do artigo 22 da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e o decreto 4.340/2002 que a regulamenta. A criação da reserva deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites adequados.  Posteriormente, um decreto e um projeto darão origem à Unidade de Conservação Municipal.  
A audiência de hoje à noite marca o fim dos debates para a criação do Parque Natural do Juqueriquerê. Os interessados têm até quarta-feira (28), das 9h às16h30, para protocolar sugestões na secretaria de Meio Ambiente, localizada na Av. Frei Pacífico Wagner, 945, no Centro. 

Serviço 

2ª Audiência pública do Parque Natural do Juqueriquerê
Dia 26 (segunda-feira)
Rua Santa Cruz, 396 – Centro 
Das 19h30 às 22h 
Informações pelo telefone: (12) 3897-2530

MAIS NOTICIAS

Comentários