Prefeito confirma realização do Carnamar 2012 na praia de São Francisco

Beatriz Rego

O prefeito sebastianense, Ernane Primazzi (PSC), confirmou nesta semana que o Carnamar, tradicional evento marítimo carnavalesco, que acontecia anualmente na praia do Arrastão, será transferido para a praia do bairro de São Francisco.
Segundo Ernane, a principal razão pela qual ele resolveu mudar o local do Carnamar foi devido aos problemas no trânsito que o evento acarretava ao longo da rodovia Rio/Santos (SP-55), como lentidão, congestionamento e acidentes.

Como vai ser

O evento que acontece a duas décadas no canal de São Sebastião, irá reunir em 2012 embarcações como escunas, barcos e jet skis no domingo de Carnaval, que neste ano será no dia 21 de fevereiro.
De acordo com dados da prefeitura de São Sebastião, a saída das embarcações será às 10h30 no bairro São Francisco, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, em direção ao canal de Ilhabela, na região central. Ao mesmo tempo, nas areias da praia do São Francisco, haverá esporte e recreação
das 11h às 16h, com distribuição de brindes, atividades aeróbicas e de entretenimento com a programação do projeto “Conexão Verão”.
Na parte da tarde, tem o tradicional concurso de Miss e Mister Carnamar, com direito a troféus e brindes como premiação. Quando retornarem à praia, os participantes receberão as premiações em dinheiro para a embarcação mais animada e a melhor enfeitada. A prefeitura informou ainda que, particularmente, neste ano não haverá inscrição. Quanto à operação de trânsito na avenida Martins du Val a prefeitura revelou que está realizando um estudo acerca do tráfego.

Descontentamento

Quem não gostou muito da transferência do Carnamar para o bairro de São Francisco foram os comerciantes que possuem estabelecimentos na praia do Arrastão.
Para eles, a realização do evento no Arrastão já acontece há anos, e costuma ser o período mais aguardado em questões de retorno financeiro.
A dona de um dos quiosques revelou que todos estão bastante chateados com a mudança, e que se sentiram prejudicados por não terem sido avisados antecipadamente sobre a mudança. “Esperávamos que a prefeitura realizasse uma reunião com os comerciantes, e que ouvisse também o nosso lado. Sabemos que o trânsito fica lento por causa do grande tráfego de veículos e pessoas atravessando a avenida, porém, com o policiamento e a fiscalização adequada tudo transcorre muito bem. Tenho este quiosque há 13 anos e não me lembro de ter visto nenhum acidente grave por causa do Carnamar”, explicou a comerciante que preferiu não se identificar.
Ela afirmou ainda que assim como ela muitos outros estão chateados com a mudança. “Nós vamos registrar um prejuízo bastante grande. Já estávamos nos preparando para o Carnamar. E fomos pegos de surpresa com a notícia de que ele não será mais realizado aqui. Nossas vendas nesse dia aumentam cerca de 80%. Esse dinheiro vai fazer falta, realmente eu não sei o porquê desta mudança, pois aqui no Arrastão já existe uma infraestrutura montada com comércios, restaurantes, bancos. Já no bairro de São Francisco não tem nada disso. Vamos esperar e torcer para que no ano de 2013 ele volte para cá”.

Favoráveis

Alguns munícipes entrevistados se mostraram satisfeitos com a mudança no local de realização do evento.
Para o estudante Jonas Ribeiro, 25 anos, a transferência será benéfica para a população. “Algumas pessoas sempre ficam insatisfeitas, pois toda história tem dois lados. Contudo, vale à pena ressaltar que o Carnamar no Arrastão já está inviável. Nós já pudemos presenciar neste final de ano, com as férias e o réveillon, que a cidade parou devido à quantidade de carros transitando pela avenida. Com o evento lá, a situação ficaria mais caótica ainda. Acredito que o prefeito tomou uma decisão sábia que irá favorecer os moradores de São Sebastião, além de aumentar a segurança dos pedestres”.
A aposentada Elaine Freitas, 67 anos, também gostou da ideia e acredita que o Carnamar em São Francisco será mais seguro e tranquilo. “Fazia muito tempo que eu não ia prestigiar o evento, por causa da loucura dos carros, mas agora com certeza voltarei a frequentar, pois me sentirei mais segura para poder levar meus netos”, finalizou a aposentada. 

Comentários