Chuvas: Defesa Civil de São Sebastião atua 24 horas em ocorrências



O acumulado de chuva no município dos últimos três dias é de 50mm
A Defesa Civil de São Sebastião tem trabalhado diuturnamente por toda a extensão do município para atender à população, devido às fortes chuvas dos últimos dias.
Na parte da manhã desta quinta-feira (19), no Itatinga, região central da cidade, houve o deslizamento da varanda de uma casa na parede da residência vizinha. O ocorrido tem como causa, além da chuva, a passagem de uma mina d’água por debaixo das casas, o que aumentou a possibilidade de deslizamento.
Duas pessoas sofreram escoriações leves e já foram atendidas e liberadas. A família, de seis pessoas, foi orientada a sair do local e se dirige à casa de parentes. Além dela, a Defesa Civil interditou mais três casas por medida de precaução, pois o local ainda apresenta riscos e a equipe só poderá escalar com condições climáticas mais favoráveis.
Ao final da tarde, a equipe, junto a assistentes sociais da prefeitura, reuniram-se com os moradores atingidos, para dar-lhes orientações e suporte no que for necessário.
Na segunda-feira (23), logo na parte da manhã, a Secretaria de Obras (SEO) enviará uma equipe técnica (engenheiros e arquitetos) para avaliação e verificar a possibilidade, ou não, da reconstrução do local.
No complexo Topolândia/Olaria/Itatinga choveu 41,8mm nas últimas 24 horas.
Costa Sul
A Costa Sul da cidade também registrou diversas ocorrências – a maioria delas de quedas de árvore e pontos de alagamento, porém sem vítimas.  A Vila Tropicanga, em Boiçucanga, inclusive, sofreu com a falta de energia elétrica pela queda de uma árvore de grande porte, e funcionários atuavam no local para a retirada e reestabelecimento do serviço.
O bairro de Juquehy também apresentou vários pontos de alagamento pela chuva intensa: 110 mm em 24 horas. Barra do Sahy, que não apresenta ocorrências constantes, se comparada às outras praias da Costa Sul, desta vez também teve alagamentos, igualmente pelo excesso de água.
Entretanto, em Cambury, que muito sofreu com as chuvas em abril do ano passado, foi o único local sem registro de alagamentos. A água do rio, devidamente limpo, fluiu devidamente para o mar.
Monitoramento constante
São Sebastião possui cinco pluviométricos espalhados pela cidade. O pluviométrico oficial, localizado no bairro de São Francisco, registrou 26,2mm em 24 horas. Além dele, estão instalados na Praia Grande, onde está a base de Defesa Civil, e ainda em Maresias, Boiçucanga e Juquehy.
A DC faz a leitura de todos diariamente, independente da época de chuvas, e estabelece com tais dados o critério de ações. O acumulado de chuva no município dos últimos três dias é de 50mm, o que mantém a cidade em estado de observação – bem distante do estado considerado de atenção, de 120mm.
“A equipe da Defesa Civil percorre a cidade inteira sem descanso e não mede esforços para atender a todos, sem exceção, da melhor forma possível. Com o trabalho conjunto às outras secretarias e às assistentes sociais, ficamos próximos dos moradores para resolver os problemas que surjam e dar o suporte que as pessoas porventura necessitem”, declarou o chefe do setor, Emerson Alonso.
(CF)
Fonte: Depto de Comunicação
Que tal compartilhar esta matéria com seus a

Comentários