Praias

São Sebastião


Mais noticias acesse
http://falasaosebastiao.blogspot.com.br/


São Sebastião


Trilhas e Cachoeiras

Com uma beleza surpreendente, a presença dos ecossistemas da Mata Atlântica, Serra do Mar e da Zona Costeira garantem a diversidade ecológica em toda a extensão de São Sebastião.
São trilhas, cachoeiras com diversos níveis de quedas d’água, formações naturais, mata com fácil acesso e grande diversidade de atrativos, que permitem uma rica experiência no contato com a flora e a fauna da região durante o ano todo.
As trilhas ao longo da costa atendem tanto aos iniciantes em atividades de ecoturismo quanto aos praticantes mais experientes, incluindo rapel, tirolesa, cascading e Bird watching.

Relação de Trilhas

Cachoeiras do Ribeirão do Itu

Praia Brava - Boiçucanga

Estrada da Limeira

Praia Brava - Guaecá

Sítio Jatobá

Sítio Arqueológico de São Francisco

Praia Brava - Boiçucanga

Lembrete importante: Para passeios nas trilhas é obrigatória a contratação de monitores através das agências especializadas em receptivo.



Esportes Náuticos


Bons ventos, rica natureza e áreas com excelente infraestrutura se misturam e oferecem condições inigualáveis para quem procura uma vida saudável. Dentre as 33 praias de São Sebastião é possível encontrar a condição ideal para qualquer tipo de esporte aquático e em qualquer época do ano. Para os praticantes do surf, além da famosa praia de Maresias, outras praias oferecem condições ideais para pegar boas ondas como é o caso de Cambury, Guaecá e Paúba. Já na praia da Enseada, nos finais de semana, centenas de praticantes de Kitesurf se encontram para fazer uma verdadeira festa no ar e no mar.








Para os praticantes de vela, windsurfe, stand up paddle, canoagem, caiaque entre outros esportes aquáticos, o Canal de São Sebastião é considerado um dos melhores pontos do Brasil.

Em São Sebastião, vá fundo! Aqui é possível fazer um batismo de mergulho (mergulho autônomo acompanhado por instrutor) nos melhores pontos do Litoral Norte.




As Ilhas, Ilha do Montão de Trigo, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos, Ilha de Toque Toque são locais que devem ser conhecidos até debaixo d’água.













Esportes Radicais



As agências de receptivo oferecem várias opções de esportes radicais na Mata Atlântica, tais como cascading, arborismo, rapel e tirolesa como todo o apoio e segurança . Você escolhe o nível de adrenalina.



Nossas Praias

São mais de 30 praias, distribuídas entre a Costa Sul e a Costa Norte, com atrações para todos os gostos, desde o turismo familiar à badalação e esportes radicais como o surf, o kite surf, entre outros. As águas transparentes, as areias claras e a exuberante vegetação, somadas às peculiaridades de cada uma das praias, compõem um dos trechos litorâneos mais bonitos do País. Conheça as praias e o significado na língua Guarani.

O clima de São Sebastião é tropical atlântico com temperaturas médias entre 18ºC e 26ºC.

O Sol é mais forte das 11 às 15 horas. Aplique protetor solar com frequência e beba muita água. É recomendado o uso de óculos de sol e chapéu.












Mapa de Praias










Relação de Praias

Boracéia

Juréia

Engenho

Barra do Una

Juquehy

Praia Preta

Barra do Sahy

Baleia

Cambury

Boiçucanga

Brava de Boiçucanga

Maresias

Paúba

Santiago

Toque-Toque Pequeno

Praia de Calhetas

Toque-Toque Grande

Praia Brava do Guaecá

Guaecá

Barequeçaba

Pitangueiras

Trabalhadores

Arrastão

São Francisco

Cigarras

Enseada




Eventos

Janeiro
Verão Show

Durante todos os fins de semana de janeiro a área de eventos da Rua da Praia se transforma em um grande palco para receber diversos nomes da música brasileira com shows gratuitos.
Encontro das Folias de Reis


No dia 6 de janeiro, encerrando o ciclo de visitação nas casas do município, os grupos de Folias de Reis se reúnem na Igreja Matriz para celebrar o fim do período natalino.
Festa do Padroeiro


Durante quinze dias a cidade comemora o dia do Padroeiro com muita festa na Rua da Praia que culmina em uma tradicional procissão que sai da Igreja Matriz no dia 20 de janeiro.
2ª. Etapa Copa Brasil de Futevôlei


As feras do futevôlei de todo o Brasil se encontram nas areias da praia de Maresias para um duelo de força e beleza.
Conexão Verão


Nos fins de semana de janeiro, fevereiro e março as praias de São Sebastião se transformam em uma grande academia ao ar livre com muito esporte, alegria, dicas de bem estar e cultura.






FEVEREIRO




Carnaval


De sexta a terça-feira de carnaval acontecem diversas atividades carnavalescas em todo o município. Desfiles de blocos de rua, desfile de escolas de samba, bandas tocando marchinhas de no Coreto, Banho da Dorotéia e muito mais, fazem a festa dos foliões.
Carnamar


No domingo de carnaval acontece a grande festa no mar. São mais de 150 barcos que saem em procissão da praia de São Francisco, pelo Canal de São Sebastião, levando muita alegria e animação aos foliões.
Etapa Paulista de Mountain Bike


São Sebastião recebe mais de 200 atletas de todo o Estado para pedalar, em plena mata atlântica, mais de 50 km de percurso com muita adrenalina.



Março E Abril




Dia do Caiçara


No dia 15 de março é comemorado o Dia do Caiçara com diversas homenagens para aqueles que construíram a cidade de São Sebastião. No mesmo dia também é comemorado o Dia do Peixe Azul Marinho, prato típico da gastronomia local.
Aniversário da Cidade


Dia 16 de março, São Sebastião comemora a sua emancipação político-administrativa e para brindar este importante dia diversos eventos acontecem na semana do aniversário.
Campeonato de Downhill


Atletas de todas as partes vêm em busca de muita emoção em uma das pistas mais desafiadoras do circuito estadual de mountain bike.
Torneio aleluia de canoagem


Na praia de Toque-Toque Pequeno, dezenas de canoas realizam uma colorida festa no mar atraindo centenas de pessoas. Também tem muita música e diversão.
Caiçararte


Uma homenagem à cultura Caiçara acontece na sede da Secretaria de Cultura e Turismo com exposição de artesanato, apresentações de manifestações culturais tais como Congada de São Benedito, Capoeira entre outras e gastronomia típica caiçara.



MAIO

Prova Natória Volta do Parcel


Uma desafiante prova de natação com aproximadamente dois mil metros, sai da praia de Juquehy contornando o parcel de Cambaquara.
15º. Litoral Dance Festival


Durante uma semana São Sebastião se transforma na capital da dança com a participação de grupos de dança de todo o País.
Etapa do campeonato paulista de canoa hawaiana


Nos dias 19 e 20 de maio mais de 100 atletas estarão disputando o campeonato que promete muita emoção e beleza com suas canoas coloridas.
Regata Canoa Cícero Spiritis


É no Mangue do Araçá, no bairro do Topo Varadouro, que dezenas de canoas disputam remada a remada esta emocionalmente regata que tem por objetivo celebrar a vida no mangue.



JUNHO

Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias


No dia dois de junho, milhares de atletas transformam a SP55 em uma verdadeira pista de corrida partindo de Bertioga com chegada à praia de Maresias.
29º. Concurso de poesias Nho Bento


A emoção toma conta da cidade através deste concurso de poesias e mostra através da literatura a beleza e a criatividade local.
Festa São Pedro Pescador


Acontece no bairro de São Francisco na semana de 29 de junho uma grande festa para comemorar o dia do padroeiro dos pescadores. A festa culmina com uma belíssima procissão que sai do Convento Nossa Senhora do Amparo e finaliza no mar.




JULHO

Festa da Tainha - Boracéia


Nesta festa é possível provar o melhor da gastronomia local preparada com muito carinho pelos moradores da praia de Boracéia.
Festa de Toque-Toque Pequeno


A comunidade de Toque-Toque Pequeno realiza uma grande festa popular para comemorar o dia de Santana que é considerada co-padroeira da paroquia de Nossa Senhora da Conceição.
Arraiá Caiçara


Na praça de eventos da Rua da Praia acontece a tradicional festa julina com as cores e os aromas de uma vila caiçara.


Barracas com comes e bebes típico e shows musicais com artistas renomados fazem a festa de milhares de pessoas.
Dia Municipal do Rock


O melhor do Rock and Roll movimenta a pacata praia de Barra do Una com apresentações de bandas para comemorar no dia 13 de julho o dia municipal do rock.



AGOSTO
Equipousada


A maior feira de negócios da região, voltada para o segmento de pousadas, hotéis e restaurantes.


Além da exposição de produtos voltados ao segmento, são ministrados palestras e cursos de capacitação para os empresários do Litoral Norte e Litoral Sul.
Dia Municipal do Hip Hop


A cidade comemora no dia 10 de agosto o dia municipal do hip hop. E para celebrar esta manifestação cultural, acontece o encontro do movimento hip hop com participantes de toda a região. Muita música, batalhas e exposição de grafite agitam o encontro.
4ª. Semana do Profissional de Educação Física


De 27 a 31 de agosto, os profissionais de Educação Física e estudantes da região estarão se reunindo em um encontro para discutir as novidades da área, reciclagem e troca de experiências.




SETEMBRO

Glorifica Litoral


Durante 10 dias São Sebastião recebe mais de 100 mil pessoas para o maior evento Gospel do Estado de São Paulo com muita música e louvor.
6º. Encontro de Capoeira


Mestres de todo o Brasil e convidados do exterior, se reúnem na Praia Boiçucanga para apresentações de capoeira, troca de experiências, workshops entre outras atividades.
Corrida Sete de Setembro


Centenas de atletas comemoram o dia da Independência em uma corrida de 7,5 km que sai da Rua da Praia, no centro da cidade até o Bairro de São Francisco.
Campeonato Brasileiro de Canoa Hawaiana


São Sebastião receberá nos dias um e dois, a nata dos atletas brasileiros praticantes desta modalidade no Balneário dos Trabalhadores para uma disputa de muita emoção.



OUTUBRO E NOVEMBRO


Dia da Consciência Negra e Semana da Afrodescendência.

Através de diversos eventos São Sebastião relembra as manifestações culturais africanas e a importância dos negros na construção da cidade.
Encontro de Coral Villa Lobos

As Igrejas tombadas pelo Condephat no município recebem corais de toda a região para apresentações de canto com diversos estilos musicais.


DEZEMBRO

Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias

Em dezembro acontece a 2ª. edição do ano da Maratona Bertioga-Maresias e mais uma vez São Sebastião recebe os atletas desse emocionante evento esportivo na praia de Maresias.
Fuga das Ilhas

Importante prova natatória que sai da praia de Juquehy com destino às Ilhas perfazendo 1,5 km de muita emoção.
Corrida de São Miguel

Fechando o ano no dia 31 a Praia de Juquehy recebe turistas e moradores para uma emocionante corrida.
Festa de Reveillón

Queima de fogos na Rua da Praia e show especial dão as boas vindas ao ano novo.

Em todas as praias há também muitos fogos nos hotéis e condomínios proporcionando um show a parte na virada do ano.







Explorando a história
São Sebastião no tempo

São Sebastião foi um dos primeiros povoados estabelecidos na costa brasileira, elevado à Vila em 1636. Uma visita ao Centro Histórico nos leva a uma viagem de volta ao tempo.



A cidade recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou a expedição de Américo Vespúcio em 1502. Seu povoamento se formou por consequência da ocupação de terras por sesmeiros portugueses vindos da Vila de Santos. Antes da colonização portuguesa, a região era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras. Os escravos africanos também tiveram papel relevante no desenvolvimento de São Sebastião, já que em 1798 a cidade já contava com mais de 2300 escravos.



O Centro Histórico de São Sebastião possui sete quarteirões e oito edifícios tombados isoladamente pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado). Entre as construções mais significativas do centro encontram-se:



Igreja Matriz





A Matriz foi originalmente construída no século XVII. Construção de pedra e cal, o aspecto atual provém das obras concluídas em 1819. O prédio passou por várias reformas sendo a última em 2001, que devolveu as características da influência jesuítica.



Casa da Câmara e Cadeia





A Casa de Câmara e Cadeia acompanha as características da arquitetura do século XVII, aspecto comum de prédio público da época. A casa de Câmara e Cadeia, juntamente com o pelourinho, que se localiza em frente ao prédio, simbolizava a autonomia político-administrativa.



Casa Esperança





A Casa Esperança é a construção histórica mais nobre do município. Feita em pedra e cal, com argamassa de conchas, areia e óleo de baleia foi tombada em 1955, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).



Também na Rua da Praia, ao lado da Casa Esperança, está a sede da Secretaria de Cultura e Turismo, prédio construído por volta do século XIX, tendo abrigado em 1910 o grupo escolar Henrique Botelho – primeira escola pública do município.



Capela de São Gonçalo – Museu de Arte Sacra





Ainda no centro, na Rua Sebastião Silvestre Neves, está a capela de São Gonçalo, construída no século XVII. Foram responsáveis pela administração da capela os Carmelitas e Franciscanos. Construção em pedra assentada sobre barro e piso de terra batida. Abriga desde 2005 o Museu de Arte Sacra. – Lei Municipal 1781/05.


Acervo Fotográfico – Departamento de Patrimônio Histórico



Comentários