Prefeitura promove reunião para alavancar crescimento econômico no setor portuário


Ações buscam maior eficiência e segurança



A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), através do Departamento de Trabalho e Emprego, Centro Integrado Profissionalizante (CIP) e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), recebeu no último dia (11), o presidente do Sindicato dos Estivadores, Robson Wilson dos Santos, o secretário Rogério Misseno, e Luiz Felipe da Costa Santana, diretor de Assuntos Portuários da Prefeitura de São Sebastião.



O objetivo do encontro é a necessidade da promoção de reuniões com associações, instituições de ensino, sindicatos, entre outros, para alavancar o crescimento econômico da cidade, uma das prioridades da atual gestão municipal.



O diretor do CIP, Fábio Aranha disse que estas ações de capacitação do trabalhador portuário buscam maior eficiência, segurança, qualidade e produtividade, quando se oferece motivação, através de cursos de qualificação profissional.



“Este encontro teve como objetivo promover ações que visem impulsionar a empregabilidade e a qualificação profissional para os agentes portuários no nosso município e entendemos que é de suma importância esta união, haja vista a prospecção econômica da cidade”, afirmou Afonso Valle, diretor do PAT.



De acordo com Felipe Santana, a iniciativa da prefeitura em buscar uma empresa especializada em formação de mão de obra portuária é inédita no país. “É uma busca pela qualificação e reciclagem da mão de obra local, um olhar especial da Prefeitura para a iniciativa portuária, atendendo o Porto de Carga Seca das Docas de São Sebastião, a atividade óleo e gás do Terminal da Petrobrás e já visando à formação de mão de obra para os cruzeiros que fundeiam no Canal de São Sebastião”, analisou Santana.



Um dos pilares da administração municipal é a promoção e a formação profissional do trabalhador portuário, através do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), que já formou mais de 7.000 alunos qualificados, nas áreas de NR10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade); NR11 (Transporte, Armazenagem e Manuseio de Materiais), empilhadeira, pá carregadeira, estoquistas, entre outros cursos ofertados.

Comentários