São Sebastião celebra Dia da Consciência Negra com diversas atividades




O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi marcado por diversas atividades culturais em São Sebastião. Com realização da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), em parceria com a Comunidade Negra de São Sebastião IADALIN, a Semana São Sebastião Preta reuniu, de 18 a 21 de novembro, centenas de pessoas em espaços públicos da cidade.

Na última quarta-feira (20), a programação começou com o cortejo e lavagem da Capela de São Gonçalo. Ao longo do dia, no Complexo Turístico da Rua da Praia, teve apresentação de Afoxé, Maracatu Odé da Mata, Jongo, Conexão Hip-Hop, Samba de Roda, show com grupo de pagode Papo de Samba e outras intervenções.

“Esse ano nós tivemos um momento histórico e memorável na nossa cidade, em que o padre Alessandro Henrique Coelho se juntou ao sacerdote Ataualpa de Figueiredo Neto, unindo candomblé e catolicismo. Isso mostrou o quanto o diálogo e o respeito são importantes, independentemente da cor ou da religião, pois as pessoas querem apenas ser felizes”, destacou Shirley Costa Rodrigues, da Comunidade IADALIN.

Para Janaina de Figueiredo, pós-doutoranda em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), que tem como tema de pesquisa o universo afro brasileiro, a comemoração do 20 de novembro é de extrema importância, pois trata-se de um ato, dentre outros, de valorização e respeito à memória negra da cidade.

“No dia 20, São Sebastião foi tomada por diversas ações que tornam a cidade conectada com a diversidade, nossa maior riqueza. Desde 2017, vem aumentando o número de grupos e lideranças negras envolvidas na construção desse evento. As políticas públicas culturais do município têm desempenhado um papel importante junto às populações negras”, destacou Janaina.

A programação contou ainda com apresentação da peça teatral “Casa Grande Senzala – Manifesto Musical Brasileiro, com Os Ciclomáticos Companhia de Teatro. O encerramento da Semana aconteceu nesta quinta-feira (21), com a exibição do documentário “Quem Realmente Somos”, às 8h, na Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, na região central do município.

Comentários