Prefeitura realiza avaliações para procedimentos ortopédicos




Próteses e outros equipamentos são disponibilizados gratuitamente pelo governo municipal





Para agilizar as prescrições solicitadas e melhorar a eficiência e bem estar no processo de reabilitação das pessoas com deficiência do município, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) e Saúde (SESAU), desde 2018, firmou contrato com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para o fornecimento de equipamentos de tecnologia assistiva, tais como, cadeira de rodas e banho, órteses, próteses, adequações posturais e auxiliares, atendendo a todas as demandas, de Costa Norte a Costa Sul.



Nestaa quinta-feira (14), na Unidade Básica de Saúde Josiane Pereira de Jesus – UBS Topolândia, 14 pacientes que necessitavam de novas avaliações aos procedimentos ortopédicos, moldes, trocas, consertos, adequações e novas próteses foram atendidos pelas equipes da SEPEDI, SESAU e AACD.



De acordo com o coordenador Geral de Oficina Ortopédica da AACD, Ciro Paulo Pavarina, foram tiradas medidas para viabilizar os equipamentos. “Foram feitas avaliações com os pacientes da cidade que precisam de prótese. No total são 14 pessoas e algumas delas terão mais de um equipamento, totalizando dezesseis”, disse Juliana Coelho, diretora de Políticas Públicas da SEPEDI. Ainda segundo Juliana, procedimentos mais específicos serão realizados em São Paulo, com transporte viabilizado pela Prefeitura. A previsão é de que em dezembro, todos os equipamentos sejam entregues aos pacientes.



Para Paulo Roberto Fernandes, morador do bairro São Francisco, a medição para prótese iniciou uma nova etapa em sua vida. “Eu não sabia que a Prefeitura tinha esse trabalho com a AACD. Uma amiga me contou e a partir daí procurei as secretarias de Saúde e SEPEDI. Sou diabético e acabei tendo que amputar o pé. Fui muito bem atendido desde o começo do meu tratamento. Eu agradeço o atendimento rápido, o carinho e o respeito com que somos tratados pela Prefeitura de São Sebastião”, afirmou Fernandes.

“Eu perdi o pé direito. A minha prótese estragou, pois era muito antiga. Fiz a medição rapidamente pela Prefeitura e agora aguardo a minha nova”, avaliou Sandra Paes Sobral, moradora do bairro Enseada.

Comentários