Escola de Boiçucanga tem semana da consciência negra repleta de atividades







Na Semana da Consciência Negra, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana e a Comunidade Negra de São Sebastião IADALIN, organizou, na escola municipal Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, de Boiçucanga, Costa Sul, uma programação recheada de atividades.

Na segunda-feira (18), a escola recebeu a apresentação "Coco de Maré", com o Grupo Alma de Maré, que apresentou músicas folclóricas cantadas com os alunos e danças típicas regionais.

Na terça-feira (19), os alunos assistiram ao documentário “Quem realmente somos”, de Paulo Alberton. Além disso, após o filme o autor abriu uma roda de conversa de discussões para os alunos e comunidade, e uma roda de capoeira.

Os alunos do 4º ano trabalharam o poema “Negra” e a música "A coisa tá preta" do Rincon Sapiência. Houve ainda o desfile afro, com vestimenta de estilo africano, composto por colares, turbantes e roupas coloridas. Para fechar a semana a escola teve a oficina afro com Deise Miranda, integrante do Alma de Maré. As atividades foram abertas para a comunidade e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a diretora Adriana Martins, a semana foi muito reflexiva com atividades que mudam as pessoas. “Sempre promovemos durante a semana discussões sobre o tema e principalmente focado na valorização da pessoa negra, da resistência. Tentamos tirar essa imagem que são povos escravos, e mostramos que muitos eram reis tirados de suas terras e existe uma resistência; hoje há uma luta dentro da sociedade para garantir o acesso econômico, social e politico”, contou.

Comentários