Prefeitura de São Sebastião oferece curso de capacitação sobre Gestão do Sistema Único de Assistência Social



Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assistentes sociais, psicólogos, técnicos de nível superior, técnicos de nível médio, atendentes e entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico), além de representantes de gestão da secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião participaram nesta segunda e terça-feira (15) do curso de capacitação ‘Treinamento em Sistemas do Ministério da Cidadania’, ministrado pelo professor Marcos Goulart, especialista em Políticas Públicas e Psicologia Social.

Segundo Goulart, estes sistemas federais são muito utilizados pela gestão da assistência social da cidade de São Sebastião, como em outros municípios brasileiros, sendo eles, o Registro Mensal de Atendimentos (RMA), o sistema de Cadastro Único (CadÚnico) – arquivo de dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família –, Prontuário Eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que brevemente será obrigatório, em todas as cidades, nas secretarias de Assistência Social, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Essas ferramentas vão facilitar as demandas dos trabalhadores do SUAS, consequentemente agilizar o atendimento ao cidadão. Este treinamento veio para qualificar o atendimento à comunidade”, resumiu Goulart. O Sistema Único de Assistência Social regula todo o atendimento da política de assistência social nos programas e projetos socioassistenciais.

A coordenadora do Cadastro Único de São Sebastião, Patrícia Valéria de Moraes Chagas aprovou as aulas. “O conteúdo aplicado foi muito produtivo. O professor Goulart explicou de maneira clara e objetiva, as mudanças do sistema do cadastro nacional, que a partir de agora, terá um formato mais simples, o que vai facilitar e agilizar o atendimento à população, já que o mesmo será integrado”, analisou Patrícia.

Para a coordenadora CREAS, Valéria da Costa o curso é de extrema relevância. “Esta capacitação trouxe novas orientações e informações sobre as ferramentas do sistema que utilizamos na política de assistência social, tais como, Cadastro Único, Prontuário Eletrônico, Registro Mensal de Atendimento, entre outros”, finalizou Valéria.

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