Areias das praias de São Sebastião são consideradas as mais limpas de todo o Litoral Norte








Crédito: Celso Moraes | PMSS


Um levantamento feito nas areias de 132 praias das quatro cidades do Litoral Norte aponta, pelo segundo mês consecutivo, São Sebastião como a cidade com as areias das praias mais limpas da região.

O monitoramento, que começou a ser feito no mês de dezembro de 2018 pelo Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha aponta que, das 31 praias avaliadas na cidade, em 27 há ausência de resíduos.

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta e Diretor do Aquário de Ubatuba, “São Sebastião está de parabéns por manter a melhor média dos quatro municípios. Durante o monitoramento não encontramos nenhum tipo de resíduo, como canudos, garrafas, ou copos plásticos”, explicou.

O estudo, que será formatado em um Boletim Mensal Informativo, atesta o trabalho feito pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), que realiza constantemente limpeza nas praias de todo o município, da Costa Sul à Costa Norte.

Boletim - Segundo o próprio Instituto Argonauta, a constatação veio de coletas diárias nas praias, recolhendo sistematicamente resíduos que fornecem dados para o que os pesquisadores estão chamando de um ‘raio-x’ sobre o lixo, nas praias da região.

No município, 76,2% do total de registros foram de praias sem indício de resíduos sólidos, portanto, foram classificados como “ausentes”. Nenhuma classificação com grau de contaminação “caótico” foi diagnosticado em São Sebastião.

Comentários