Guarda Mirim registra maior procura pelo projeto desde 2011






Processo seletivo se encerrou na última sexta-feira com mais de 600 inscrições

Pelo segundo ano consecutivo, a Guarda Mirim de São Sebastião bateu o recorde de inscritos para o processo seletivo que garante uma vaga no projeto socioeducativo gerido pela Prefeitura de São Sebastião.

O período de inscrição se encerrou na última sexta-feira (26) com 603 jovens entre 14 e 17 anos interessados em ingressar na corporação. No ano passado foram registradas 525 inscrições.

O comandante da Guarda Mirim, Antonio Carlos Ribeiro Junior, comemorou os números e disse que eles refletem o bom trabalho realizado pelos professores do projeto:

“A Guarda Mirim existe desde 2011, e nunca houve uma procura tão grande por uma vaga no programa. Os números refletem o bom trabalho que toda a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) faz com nossos jovens. É uma parceria de muito sucesso entre as Secretarias de Segurança e Educação”, destacou.

A novidade para o ano que vem é o aumento em 100% das vagas ofertadas e dois novos polos de aprendizagem, um na Costa Norte, no bairro do Canto do Mar e outro em Maresias, na Costa sul. Cada polo descentralizado abrigará 40 alunos, enquanto a escola situada em Barequeçaba, na região central, contará com 80 vagas.

Ao todo serão disponibilizadas 160 vagas para o ano letivo de 2019. Destas, 129 se darão através do processo seletivo, 13 serão por mérito escolar de acordo com a Secretaria de Educação Municipal e 18 contemplarão os programas sociais geridos pela prefeitura.

O processo seletivo se dará de duas formas. Na primeira, o candidato passará por uma prova escrita que será realizada dia 15/11/2017, às 13h, na Escola Municipal da Topolândia. A avaliação será composta por 25 questões objetivas, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e cinco de conhecimentos gerais sobre São Sebastião, além de uma redação que valerá 25 pontos, totalizando 50 nesta etapa.

O outro critério seletivo será por meio de pesquisa socioeconômica dos candidatos, no qual serão beneficiados os que se encontrarem em maior situação de vulnerabilidade social. Esta etapa atenderá a um questionário socioeconômico que totalizará 50 pontos.

O curso de formação da Guarda Mirim tem duração de um ano. Atualmente, o projeto possui convênio com 41 empresas do município e 120 adolescentes estão empregados por meio do programa Jovem Aprendiz. No projeto, os alunos têm aulas de português, matemática, línguas estrangeiras, música, cidadania e ética, educação física, defesa pessoal, além de instruções com a Guarda Municipal, Defesa Civil e SAMU.

Todas as informações referentes ao processo seletivo da Guarda Mirim são encontradas no site da Prefeitura através do link http://www.saosebastiao.sp.gov.br/sistemas/procseletivo/files.asp?Doc=1.2018.4&Mod=4

Comentários