Aprendizes das Oficinas Culturais de São Sebastião visitam 33ª Bienal de Arte de São Paulo







Mais de 30 aprendizes das Oficinas Culturais de Fotografia, Pintura em Tela e Desenho Artístico, juntos aos artistas orientadores, visitaram a 33ª Bienal de Arte de São Paulo, no Parque Ibirapuera.

Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), todos os alunos puderam conhecer as 19 exposições exibidas no local, que oferecem variadas experiências, além de complementarem as aulas ministradas nas oficinas.

Para a aluna das Oficinas de Pintura e Desenho, Amanda Oliveira, a experiência foi incrível. “É a minha primeira vez na Bienal. Estou sem palavras pois fiquei encantada com tudo que tem aqui, as esculturas, os espaços, e espero muito voltar mais vezes”, disse.

A aprendiz das Oficinas, Raina Carrion, também ficou empolgada com a visita. “Sou aluna da Oficina Cultural de Pintura e gostei bastante da Bienal, tem muitas pinturas abstratas e obras diferentes”, afirmou.

A visita teve também o objetivo de ampliar o entendimento dos alunos sobre o conceito do que é arte e quais suas possibilidades, e para o artista orientador das Oficinas de Desenho e Pintura, Ailton Lima, essa experiência foi enriquecedora. “É uma vivência importante para os alunos, que em sua grande maioria vem de uma comunidade carente e nunca tiveram contato com alguma exposição de arte na vida. Para nós, enquanto professores, fica a inspiração de se trabalhar arte com estas crianças de uma maneira mais abrangente e envolvente”.

Já a artistas orientadora da Oficina Cultural de Artes Plásticas, Esther Feital, a proposta da 33ª edição da Bienal é um convite a refletir sobre a maneira de como a arte cria um ambiente de relação e comunicação, passando do artista para o objeto e para o observador. “Os alunos de artes visuais ficaram deslumbrados com a Bienal e aprenderam que a arte tem diversas formas de obras, observando e refletindo também sobre o que é arte. Fiquei emocionada de ver os alunos tão motivados e felizes por terem vivido essa experiência maravilhosa. Agradeço a Fundass por proporcionar um passeio cultural tão importante para a formação dos alunos na maioria adolescentes”, declarou.

Oficinas Culturais

As Oficinas têm a função de valorizar a arte como uma das formas de manifestação cultural. As atividades oferecidas criam espaço para a construção de conhecimento e desenvolvimento das potencialidades expressivas, estimulando a sensibilidade e a criatividade do aprendiz, proporcionando a valorização do cidadão, a inclusão cultural e social.

Comentários