Prefeitura realiza ação sobre a importância da vacinação contra Febre Amarela





Cerca de 700 alunos das escolas EMEI Sonho de Criança, Verdescola, ETEC (sala descentralizada) e Henrique Tavares de Jesus, de Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, participaram na quarta-feira(25/04) de uma ação emergencial envolvendo as secretarias de Saúde e Educação e a Coordenadoria da Defesa Civil para promover a conscientização da necessidade de que todos tomem a vacina contra a febre amarela.

“A intenção é que os alunos possam ser a ponte entre a escola e suas casas”, avisou Chefe de Divisão de Formação, Ernesto Neto, que informou que a ação segue até a próxima sexta-feira (27/04) em outras escolas da Costa Sul.

Um jovem de 26 anos de Barra do Sahy está com a doença, em estado grave, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Outro homem de 35 anos do mesmo bairro faleceu no Hospital de Clínicas de São Sebastião e a Secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz.

Para a coordenadora da EMEI Sonho de Criança, que fica no prédio da Verdescola, Kátia Malhão, o mais importante é conscientizar as crianças e os pais sobre a gravidade dessa doença. “Muita gente acaba deixando as coisas para a última hora e não vacina os filhos. Estamos no meio da mata atlântica. Quando pedimos a carteira de vacinação para os alunos vimos que muitos ainda não tomaram. Acho que essa ação vai surtir efeito”, disse.

“Muito se tem comentado sobre a febre amarela aqui no bairro e às vezes algumas pessoas acabam não tendo tanta informação. A gente percebe que muitos pais têm alguma resistência à vacina. Acho que, por mais que a gente oriente os alunos em sala de aula, é importante a presença de profissionais de fora dando orientações. Acabam facilitando a compreensão da criança”, avaliou a coordenadora da EM Henrique Tavares de Jesus, Lícia Bonsi.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde 32% da população da cidade ainda não se vacinaram contra a doença.

Além das ações nas escolas, será feito também o bloqueio vacinal e as imunizações casa a casa nos bairros da Costa Sul pelas equipes de agentes da Estratégia Saúde da Família (ESF’s).

Equipes da Defesa Civil e da Fundação Florestal também deverão acompanhar os agentes de saúde para vacinar a população que reside em áreas isoladas e nas áreas de mata do Parque Estadual da Serra do Mar.

Comentários