Operação “Ship to Ship” elevará em 30% movimento no Tebar





O Terminal Marítimo Almirante Barroso da Transpetro/Petrobras (TEBAR) deverá aumentar em cerca de 30% a movimentação de petróleo e derivados em São Sebastião. A elevação se dá em virtude do início das operações “Ship To Ship” (STS) que, pela primeira vez, está sendo realizada no município.

O prefeito Felipe Augusto, acompanhado do vice-prefeito Amilton Pacheco e dos vereadores Reinaldo Alves Moreira Filho (Reinaldinho), Pedro Renato da Silva, Elias Rodrigues (Pastor Elias), Onofre Santos Neto e Maurício Bardusco, visitou o navio petroleiro Henrique Dias que está recebendo o petróleo do navio Gothebourg.

Após a operação de transbordo a contrabordo, o óleo será exportado para a Índia. De acordo com a direção da Transpetro, esse tipo de operação entra nas planilhas econômicas como se fosse exportação de óleo pelo Tebar, ainda que não passe pelos tanques de armazenamento da empresa.

A empresa garantiu, ainda, que a segurança da operação obedece a padrões internacionais, a exemplo da que é feita dos navios para o terminal. Neste início das operações STS, autoridades ambientais avaliam o trabalho para definir sua inclusão no licenciamento do Tebar.

O prefeito Felipe Augusto informou que havia conversado com o governador Geraldo Alckmin sobre a importância do início dessa operação no Tebar. “A operação é segura sem riscos ambientais, acompanhada por órgãos como a Cetesb e o Ibama. Além disso, possibilita o aumento da arrecadação tanto para o Estado quanto para o Município, o que é importante neste momento de crise econômica”, avaliou o chefe do Executivo.

Comentários