Prefeitura e GBMar oferecem curso de salvamento e resgate para agentes de Defesa Civil das quatro cidades do Litoral Norte



Com o objetivo de integrar as equipes de Defesa Civil das quatro cidades do Litoral Norte, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizou, ao longo de toda a quinta-feira (21/09), uma capacitação para os agentes sobre resgate no mar.

A atividade teve início às 8h, no Observatório Ambiental da Rua da Praia. Na ocasião, o prefeito Felipe Augusto aproveitou mostrar aos coordenadores presentes toda a estrutura operacional de São Sebastião à disposição para eventuais ocorrências.

O curso foi ministrado em duas etapas pelo comandante do GBMar de São Sebastião, Tenente Ricardo Junior. Pela manhã, os agentes receberam instruções teóricas sobre legislação náutica e relacionamento com o público embarcado, segurança de navegação, equipamentos de salvatagem e primeiros socorros.

Já no período da tarde, foi a vez dos profissionais testarem na prática, em treinamento realizado na Praia Grande, sede da Defesa Civil de São Sebastião, os ensinamentos sobre navegação costeira, pranchamento de vítima embarcada e em local de risco, entrada e saída da embarcação, o chamado “homem ao mar” e procedimentos com equipamentos de proteção individuais. Para essa atividade foram utilizados os botes da Defesa Civil de São Sebastião e uma lancha do GBMar.

Os agentes de Defesa Civil de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, mais os integrantes bombeiros marítimos, a todo instante relembravam a importância de estarem unidos. “O Litoral Norte é uma região que sofre com as chuvas, é importante conhecermos os agentes de todas as cidades, termos uma afinidade para agilizar ações conjuntas e esse treinamento esta também servindo para isso”, disse o agente de São Sebastião, Robson Cozendey.

“Vamos levar todo o aprendizado do dia para Ilhabela e procurar multiplicá-lo por lá. Gostei muito das instruções passadas pelo GBMar e quando se trata de salvar vidas, o conhecimento tem de ser constante”, afirmou o agente ilhabelense, Manoel Junior.

O comandante Ricardo Junior também destacou a união entre os órgãos e a importância do evento. “É a primeira vez que vejo uma integração como essa entre os municípios. Tenho certeza de que será de grande valia para as quatro cidades um entendimento tão grande entre as equipes de salvamento e resgate no atendimento a ocorrências”, finalizou o tenente.

Comentários