Secretário de Agricultura pede a PM policiamento no campo durante o período da panha do café




Com a chegada do período da colheita do café, o Secretário Municipal de Agricultura de Varginha, Marcos Paiva Foresti, encaminhou ofício ao Tenente Coronel Hudson Abner Pinto, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, solicitando policiamento ostensivo neste período, atendendo as comunidades rurais para que os produtores possam desenvolver suas atividades em segurança.

“Sabemos da relevância que o café possui em nosso Município, atualmente produzindo 180 mil sacas/ano de grãos nobres e de alto valor comercial, reconhecidos e premiados internacionalmente. Esse café circula pelos 472 km de estradas rurais de Varginha. Por isso pedimos o auxílio da Polícia Militar no sentido de incluir este evento municipal rural no cronograma de suas atividades. Sabemos que a insegurança tem extrapolado os limites dos grandes centros, incluindo pequenos e médios centros; também não se restringe aos limites da zona urbana, abrangendo a tão fragilizada zona rural, em todo território nacional”, por isso fazemos este pedido”, justiçou o secretário.

A tradicional “panha de café”, envolve principalmente os meses de maio, junho e julho. Na região de Varginha o fruto é colhido manualmente em muitas das propriedades. “Por esse motivo, recebemos grande número de profissionais nessa época do ano, aumentando a circulação de renda, movimentando as estradas, serviços como bares, restaurantes, hospedagens, etc., consequentemente despertando maior interesse dos meliantes para agirem na zona rural. Além disso, há também ações promovidas por quadrilhas especializadas em roubo de cargas. Estamos alarmados com o aumento dos saques em nossa região”, finalizou Marcos Foresti.

Comentários