Secretaria de Segurança Urbana realiza pedágio educativo com alunos da APAE



A Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) promoveu hoje (29/05) uma ação de conscientização no trânsito, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Sebastião. As atividades são parte do Projeto Aquarela no Trânsito, da SEGUR, que conta com participação de outras escolas do município.

No período da manhã, cerca de 30 alunos da Associação esticaram faixas e distribuíram panfletos educativos para os motoristas que passavam pelo cruzamento da avenida Guarda Mor com a Dr. Armando Sales.

O coordenador da equipe de Educação para o Trânsito, da Divisão de Tráfego (DITRAF), Renato Machião, disse que a ideia é, além de conscientizar sobre as condutas no trânsito, tornar o assunto mais acessível para as pessoas com necessidades especiais. “O fato de eles serem especiais também traz um apelo emocional nos motoristas, e contribui na conscientização”, completou.

De acordo com a coordenadora pedagógica da APAE, Catarina Honigmann, o DITRAF, atendeu de pronto suas solicitações e concedeu as faixas e os panfletos que foram distribuídos. Os alunos também produziram seus próprios cartazes, com o auxílio das professoras Cíntia Nobre, Viviane Migliorini e Yohana Medeiros.

Segundo Catarina, atualmente, a Associação atende 156 alunos com idade entre 12 e 35 anos, em quatro turmas divididas entre o período da manhã e da tarde.

As atividades integram o Movimento Maio Amarelo, uma campanha internacional com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.



Projeto Aquarela no Trânsito



O projeto visa atingir crianças entre 8 a 10 anos de idade e todos os que, através da pintura, possam participar e aprender os conceitos de trânsito seguro, o comportamento correto a ser adotado quando em contato com o trânsito, noções sobre segurança na faixa de pedestres, as cores do semáforo, o papel do Agente de Trânsito nas vias e outros conceitos importantes.

Nos dias 29 e 30 de maio, a APAE recebe os Agentes de Tráfego do DITRAF, onde será feita a primeira pintura de escola do projeto.

A primeira fase consiste em uma palestra sobre o tema “As cores do trânsito”, que aborda os temas anteriormente citados. Será dado um desenho para cada aluno baseado no tema da palestra, para que possam colorir. Já a segunda fase consiste em uma pintura em um espaço da escola onde cada aluno terá seu espaço para participar.

Comentários