Serviço de Urgência e Pronto Atendimento odontológico são novidades na rede




A prefeitura de São Sebastião implantou o Serviço de Urgência e Pronto Atendimento Odontológico na rede municipal de saúde. As equipes de atendimento são formadas por dentistas clínicos gerais já estão atendendo a população de segunda a sexta-feira, em três locais – no Canto do Mar, das 8h às 17h, na ESF; Morro do Abrigo, das 7h30 às 16h30 também na ESF e Pronto Socorro Central das 7h às 21h. Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), a partir do mês de abril mais uma equipe estará prestando o serviço em Cambury.



A implantação do novo serviço irá atender, de maneira mais rápida e eficiente, as reais necessidades das pessoas, especialmente nos casos onde os pacientes não estão em tratamento no Programa de Saúde da Família e necessitem atendimento urgente. Os munícipes que precisarem continuar o tratamento serão orientados a procurar a ESF (Estratégia de Saúde da Família) de seu bairro.



Para a SESAU o fortalecimento e a consolidação da odontologia dentro da ESF é eixo fundamental para o avanço em saúde bucal e redução dos agravos odontológicos mais presentes na população. Atualmente, o serviço de odontologia, na ESF, conta com 19 equipes, de Costa Sul à Costa Norte. Os principais atendimentos são os de tratamento de cárie dentária, extrações simples, tratamentos menos complexos de gengiva, avaliação de alterações dos tecidos moles.



A Secretaria de Saúde ressalta que existe um projeto para ampliação das equipes de saúde bucal nos bairros que ainda não são contemplados com o programa, onde a nova gestão tem fortalecido e consolidado meios gerenciais que proporcionam o desenvolvimento da odontologia dentro das unidades de saúde. E está sendo feita uma ampliação do número de equipamentos odontológicos para adequar o Centro de Especialidades às normas do Programa Brasil Sorridente visando diminuir a espera pelo agendamento.



O Programa de Saúde Bucal nas Escolas também está sendo ampliado a todas as escolas do município, com a realização de triagem dos estudantes, encaminhamento, e palestras interativas e lúdicas onde o jovem vai adquirir conhecimentos, vivenciando conceitos de saúde bucal.

Comentários