Oficinas Culturais encerram suas atividades do Chão Caiçara junto à festa de final de ano com apoio da Sectur






Fotos: Valéria Borges | PMSS

Legenda: Chão Caiçara encerra atividades de 2016







O projeto “Chão Caiçara”, na comunidade de Barequeçaba, região central de São Sebastião, realizou na noite desta quinta-feira (8), as atividades que marcaram o encerramento de 2016 com apresentações de duas das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião desenvolvidas no local.

O evento foi realizado na Escola Municipal de Barequeçaba e ofereceu ainda brincadeiras, como pula-pula e piscina de bolinha, e também doces, salgados, sorvetes e bebidas, além do sorteio de prêmios.

Para alegrar a noite, os participantes puderam se divertir ao som da música do ‘Grupo Família’, do ‘Grupo Zero Doze’, de ‘Dani de Paula’ e da dupla ‘Marcos & Alex’.

O assessor cultural Lourival Corrêa Fonseca e seu projeto “Flauta Doce” foram os primeiros a se apresentar com seis de seus alunos, todos estudantes da escola onde a festa foi realizada. “Hoje no meu projeto levo o ensino da música através da flauta para cerca de 300 alunos, entre Barequeçaba e Maresias, na Costa Sul, e a cada encerramento posso me sentir orgulhoso de cada um deles. Dou aulas de flauta há cerca de 30 anos e me emociono profundamente com os resultados de tanta dedicação que posso ver em cada um desses jovens nas aulas e a cada final de etapa; hoje não foi diferente, eles me levaram às lágrimas”, disse. “É um orgulho muito grande vivenciar essa experiência tão recompensadora”, frisou Lourival.

Na sequência, quatro bailarinas do projeto de dança do assessor cultural Marlon Vicente representaram os mais de 130 alunos do projeto da modalidade artística com a coreografia ‘Encontro das Garças’. “Hoje foi apenas uma amostra de um trabalho que envolve muitas crianças e jovens, que tem feito muito sucesso na comunidade e conquistado um resultado surpreendente. Fico muito feliz e orgulhoso por todos e também sou muito grato à direção e equipe da E.M. de Barequeçaba, ao Nicinho e equipe do Chão Caiçara, além da Fundass/Sectur. Tais apoios são essenciais para a realização deste projeto que reflete de forma tão importante na comunidade”, declarou Marlon.

Lindomar dos Santos, o “Nicinho”, um dos fundadores do projeto Chão Caiçara falou sobre as festividades. “Chegamos ao final de mais um ano repleto de trabalho com uma grande sensação de dever cumprido dentro do objetivo de levar diversas modalidades culturais para os moradores da comunidade, incluindo principalmente o resgate e o incentivo da cultura local, colocando sempre em destaque o talento dos trabalhos caiçaras”.

Serviço: O projeto Chão Caiçara fica na rua Cantídio de Moura Campos, 356. Os telefones para informações são: (12) 98126-0598 ou (12) 3862-6919.

Comentários