Mario Quintana é tema de palestra ministrada por Geraldo de Buta






O evento terá início às 20h, no Deppat/Sectur, Centro Histórico da cidade



Na noite desta quarta-feira (19), a partir das 20h, os interessados pelo trabalho do escritor e poeta Mario Quintana terão uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua vida e obra na palestra ministrada pelo professor Geraldo de Buta.

“Alguns Quintanares” promete uma noite especial e rica em informações sobre ‘o poeta das coisas simples’ no Departamento de Patrimônio Histórico – Deppat/ Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.

De acordo com o professor, este é um encontro onde serão abordados alguns aspectos da poética de Mario Quintana bem como de sua vida pessoal.

Quintana

Gaúcho de Alegrete (RS), Quintana nasceu em 1906 e iniciou os estudos em sua cidade natal de onde saiu aos nove anos. Mudou-se para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar e, mais tarde, passou a ajudar o pai na farmácia. Seu primeiro trabalho como jornalista foi na Editora Globo, onde trabalhou praticamente a vida toda.

Muito dedicado ao conhecimento das línguas estrangeiras, traduziu importantes autores clássicos como Victor Hugo, Pappini, Proust, Virgínia Wolf, Voltaire, entre outros.

Foi aos 17 anos que publicou seu primeiro soneto, “Maria”, e em 1940 seu primeiro livro, só com sonetos, intitulado “A Rua dos Cataventos”.

Sua obra tem inspiração no cotidiano da cidade, nas pessoas e na natureza. Quintana também escreveu trabalhos infantis, tudo sempre com muita beleza e simplicidade, o que lhe rendeu o título popular de “o poeta das coisas simples”.

Em uma solenidade na Academia Brasileira de Letras o poeta Manuel Bandeira, em memorável saudação, disse que os poemas de Quintana não eram cantares, e sim “Quintanares”, termo que dá nome a palestra desta quarta-feira.

Serviço: O Deppat/Sectur fica na Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade.

Comentários