Festa de Nossa Senhora Aparecida e Exposição "Maria, Mãe de Todos" marcam o Dia da Padroeira















Fotos: Valéria Borges | PMSS e Divulgação

Legenda: Fiéis da comunidade de Barequeçaba e do Centro celebram mais um Dia da Padroeira do Brasil




Comunidade se reúne em Barequeçaba e também no Centro Histórico da cidade





O Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi muito festejado em São Sebastião com procissão no Centro Histórico da cidade e a tradicional festa em Barequeçaba.

A programação festiva teve início no sábado (8), com a ‘Festa de Nossa Senhora Aparecida’ realizada pela Paróquia da comunidade de Barequeçaba, na região central, que se estendeu até esta quarta-feira (12).

De acordo com a coordenação da Capela Nossa Senhora Aparecida, o tema desse ano da novena da Padroeira, com início no último dia 3, foi “O Rosto Misericordioso de Maria".

No Dia da Padroeira, houve o ponto alto da grande festa com missa e procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida com a participação da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”. De sábado (8) até quarta-feira (12), a comunidade participou da confraternização promovida pela quermesse com Praça de Alimentação, shows musicais com o Grupo Família, Marcos & Alex, banda Melodia dos Anjos e Luciano Mendes & Banda.

Desde o início dos festejos as celebrações ecumênicas contaram com participações especiais de religiosos convidados, como a do bispo da Diocese de Caraguatatuba, dom José Carlos Chacorowski, do diácono Paulo e os padres Antônio, Mauro e Beto.

A festa atraiu não somente fiéis da comunidade do bairro, mas também de outras regiões da cidade, como as irmãs Maria Aparecida e Maria de Fátima, da Costa Norte. “Desde que nos mudamos para a cidade fazemos questão de participar tanto desta festividade como também e de Nossa Senhora de Fátima”, contou Maria de Fátima. “Nossos nomes foram escolhidos por nossos pais em homenagem a estas duas manifestações de Maria, mãe de Jesus, e nós duas nos sentimos honradas por isso. Gostamos de agradecer a benção dela em nossas vidas”, completou Maria Aparecida.

Diego Serena, coordenador paroquial da liturgia da Paróquia de São Sebastião, falou sobre a edição 2016 desta festa no bairro de Barequeçaba. “As comunidades católicas têm sua autonomia na organização de seus eventos, porém a Igreja Matriz de São Sebastião faz questão de colaborar e estar presente”, disse.

Exposição

No Centro Histórico, o vernissage da exposição “Maria, Mãe de Todos”, marcou o dia 12 de outubro junto com a procissão.

A mostra do ceramista Carlo Cury foi aberta logo após missa e procissão com saída da Igreja Matriz rumo ao Museu de Arte Sacra, a uma quadra dali. Na ocasião houve apresentação musical com a cantora Yara de Moraes acompanhado de Luiz Fernando Seleghin ao violão.

Carlo Cury é ceramista, arquiteto e artista plástico natural da cidade de Piraju (SP), que adotou a vizinha Caraguatatuba, onde montou um ateliê e produz suas peças exclusivas, inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, no meio ambiente e na religiosidade. Além da paixão pelo Litoral Norte de São Paulo, Carlo Cury tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo, além de alguns países da América do Sul e Central, visitando museus de arqueologia, institutos de pesquisas e aldeias indígenas.

A visitação segue até o dia 31 de janeiro de 2017, de terça-feira a sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Comentários