São Sebastião lança Processo de Elaboração do Plano Municipal de Cultura


Arte | Divulgação






O Teatro Municipal de São Sebastião receberá nesta sexta-feira (24), às 18h, um importante evento que tem por objetivo reunir representantes do Poder Público, da sociedade civil e da classe artística. Trata-se do lançamento oficial do Processo de Elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Sebastião.

A iniciativa faz parte do Sistema Nacional de Cultura, processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura. Dentro deste sistema vigora o Plano Nacional de Cultura que funciona como um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas orientadoras do Poder Público na formulação de políticas culturais e plurianuais para o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural no Brasil.

O plano é um norteador da política cultural nacional e estabelece este conjunto de ações e metas para 10 anos, tendo sido construído com base em discussões ocorridas nas conferências municipais, estaduais e nacionais de cultura e consolidadas no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

O trabalho conjunto garante um melhor aproveitamento dos investimentos em cultura, não deixando de lado a autonomia de cada ente nas escolhas e prioridades para o desenvolvimento de suas políticas de cultura.

Na construção do plano municipal, representantes do Poder Público e da sociedade civil são envolvidas para que o resultado seja compensador: um documento de planejamento que reúne os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do poder público, facilitando a execução das políticas públicas de cultura.

O primeiro passo é compreender o que a sociedade espera desse plano. Além de levar em conta o que se deseja com o plano, é preciso ter uma base técnica para saber se o que se pretende alcançar pode ser de fato realizado.

São Sebastião tem a Lei 2217/2012 que cria o Sistema Municipal de Cultura e já tem seu Conselho de Cultura formado, pelo decreto 6177/2014, e atuante.

Na noite de lançamento, os presentes terão a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas por meio das explanações de representantes de cada setor da sociedade.

O representante do Ministério da Cultura (MinC), Henry Durante, será o palestrante da noite, ele abordará o tema “Plano Municipal de Cultura”, tendo por objetivo esclarecer o funcionamento do processo no País, inclusive sua importância na esfera municipal.

Na sequência Carmem Prado, representante da sociedade civil no Conselho, palestrará sobre o tema “Onde Estamos e Onde Queremos Chegar”, focando as ações já realizadas pelo Conselho no município e o caminho que deve percorrer.

O evento também será permeado de ações artísticas em suas mais variadas modalidades, com apresentações e exposições dos artistas da cidade que, para apresentar sua arte ao público.

Comentários