Equipes do Cidadão Criança , Garoçá e Viração participam de formação continuada



Foto: Setradh | PMSS

Legenda: Profissionais dos projetos sociais participam de reunião visando as atividades do primeiro semestre






Ação envolveu a coordenadoria geral dos projetos e suas respectivas coordenadoras locais




As equipes do Cidadão Criança, Garoçá e Viração, projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de São Sebastião, participaram neste retorno às atividades de um encontro que planeja os trabalhos a serem desenvolvidos no primeiro semestre.

A reunião envolveu a coordenadora geral dos trabalhos e atual coordenadora do Viração, Adriana Teresa Romão, bem como com as coordenadoras Luciana Galani e Alessandra Peixoto, do Garoçá e Cidadão, respectivamente. Ao longo da ação, o grupo abordou diversos temas da atualidade no sentido de refletir sobre a importância do papel de cada um no trabalho com as crianças e familiares atendidos pelos projetos. Houve ainda, a realização de dinâmicas e exibição de vídeos motivacionais.

Na ocasião, além da discussão sobre o papel dos educadores nos projetos sociais, foi abordada a nova Lei 13.185 que instituiu o Programa de Combate à Intimidação (Bullying), publicada recentemente no Diário Oficial. “Também abordamos a questão do mosquito Aedes aegypti, bem como sobre as doenças que ele transmite: Dengue, Chikungunya e Zika vírus”, comentou Adriana.

Ainda foi apresentada às equipes uma proposta de trabalho em conjunto, com as crianças, familiares e comunidade local, para que participem destas campanhas. “Todos abraçaram a ideia prontamente e por conta disso já começamos a realizar ações com os alunos. Trata-se de uma campanha contínua, considerando serem problemas que afetam, e muito, a vida das pessoas e cuja prevenção ainda é o melhor remédio”, frisou a coordenadora geral dos projetos sociais desenvolvidos pelo Núcleo de Assistência Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).

Ao longo desta semana e nas próximas, o Cidadão, Viração e Garoçá exibirão vídeos sobre os temas (Bullying e Combate ao Aedes), no sentido de conscientizar as crianças. Além destas atividades, haverá ações dentro e fora dos projetos para identificar e eliminar os possíveis focos do mosquito, bem como para combater o bullying tanto no projeto, como nas escolas e ruas.

Tendo instituído 25 de fevereiro como o “Dia D” dos projetos no combate ao Aedes, as equipes de todos eles percorrerão as ruas dos bairros onde estão inseridos para identificar os possíveis focos do mosquito e ainda estimular a comunidade nesta luta. Isto é, as comunidades do Morro do Abrigo ( Cidadão Criança); Jaraguá (Garoçá) e Topolândia (Viração) que ainda envolve outros dois bairros, Olaria e Itatinga. “Pensamos ainda em promover palestras com profissionais da área junto aos alunos e seus familiares, pois acreditamos que, assim, contribuímos para a formação de crianças mais conscientes”, concluiu Ana Tereza Romão.

Comentários