Alunos do Cidadão Criança, Viração e Garoçá têm atividades extras longe das salas de aula









Foto: Setradh | PMSS

Legenda: Crianças se divertem e aprendem, também, fora dos projetos




Alunos do Cidadão Criança, Viração e Garoçá têm atividades extras longe das salas de aula




Os alunos dos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de São Sebastião, tiveram uma semana recheada de ações diferenciadas voltadas à educação ambiental , mas, principalmente, voltada à saúde pública, isto é, à prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti , transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Assim, as crianças assistidas pelo Viração, na Topolândia; Garoçá, no Jaraguá, e Cidadão Criança, no Morro do Abrigo, participaram de diversas ações de conscientização. “As atividades começaram, na realidade, há mais de duas semanas com ações de luta e combate aos possíveis criadores, com muitas informações ministradas via roda de conversa, vídeos educativos e confecção de cartazes informativos confeccionados pelos próprios alunos, posteriormente afixados em locais estratégicos como postos de Saúde, escolas, creches e outros”, mencionou a coordenadora geral dos projetos Adriana Romão.

Ela explicou que para completar as atividades, nesta quinta-feira (25), as crianças junto com suas respectivas equipes ,nos dois períodos (manhã e tarde), participaram do “Dia D de Combate ao Aedes aAegypti, programado pelos projetos, percorrendo as ruas seus bairros. “Isto serviu para estimular a comunidade nesta luta”, observou Adriana, que também responde pelo Viração.

De acordo com a coordenadora geral, os alunos do Garoçá cobriram os bairros da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar; as turmas do Cidadão Criança, passaram pelo Morro do Abrigo e São Francisco e as crianças do Viração tiveram por alvo as comunidades do Itatinga e Topolândia. “Todos participaram de uma conversa antes de sair para as ruas sobre os locais de visitação, materiais utilizados (sacos de lixo e luvas plásticas) e informações gerais de trânsito”, explicou.

Os alunos do Cidadão contaram com uma ajuda especial na tarefa. Isto é, com os integrantes do grupo de idosos do Valorizando a Pessoa Idosa, igualmente desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano. “Juntos, passaram as informações dessa luta para os moradores dos bairros onde estão inseridos. É preciso conscientizar nossas crianças para que sejam agentes multiplicadores e mobilizem seus pais, vizinhos entre outras pessoas sobre a importância do assunto e assim, unidos, poderemos combater esse mosquito”.

Segundo Luciana Gallani, coordenadora do Garoçá, a comunidade recebeu muito bem os alunos. “Os grupos, após estas ações, terão convicção de que agiram de forma correta pelo bem do todo ao contribuírem com o processo de conscientização popular por um mundo melhor e mais saudável, ensinando que apenas alguns minutinhos gastos para limpar seu próprio quintal já é um grande e relevante começo”, frisou.

Os alunos do projeto terminaram as ações da semana, que ainda incluiu palestras e filmes sobre bullying com um passeio à Cachoeira da Escolinha, no Jaraguá.

Eric Dalton, 10, aluno do Garoçá, comentou perplexo nunca ter pensado na quantidade de lixo depositado irregularmente nas ruas. “É um grande perigo, pois se tornam em criadouros para o Aedes”, disse.

Para os coordenadores e profissionais que atuam nos projetos, a conscientização sobre assuntos de relevância, entre eles a preservação ambiental, é primordial para o futuro da humanidade, mas para isso é preciso haver mudanças, a começar pelos pequenos, ou seja, pelas crianças, pelo modo como vislumbram o mundo em que vivem.

Comentários