Turismo Sustentável é debatido entre as quatro cidades do Litoral Norte





Fotos: Damares Oliveira

Legenda: Reunião foi realizada no Observatório Ambiental




Turismo Sustentável é debatido entre as quatro cidades do Litoral Norte

Câmara Temática de Turismo Sustentável contou com representantes de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba




O Observatório Litoral Sustentável realizou na manhã desta quarta, (12), no Observatório Ambiental, a IV Câmara Temática de Turismo Sustentável que reuniu representantes do setor das quatro cidades do Litoral Norte.

O objetivo foi dialogar entre as cidades estratégias que viabilizem promover o turismo de bases comunitárias inserindo os povos tradicionais no Programa Litoral Sustentável. Além disso, serviu para elencar, dentro deste contexto, a capacitação e comunicação em busca de fontes de financiamento que viabilizem o projeto incluindo nele o turismo que naturalmente surgirá com a realização de grandes empreendimentos como o Contorno Sul e a ampliação do porto sebastianense.

O consultor do Litoral Sustentável Edson Lobato, o Fredê, explanou sobre os passos já dados a exemplo de um mapeamento que pontua as atividades produzidas e potenciais das comunidades locais. “Temos um Plano de Trabalho e definimos aqui, objetivos e metas importantes para o fomento turístico”, disse. “Integrando as cidades, facilitamos a evolução que deve ser imediata”, acrescentou.

Maria Judith Magalhães Gomes, do Instituto Pólis de São Paulo, integrante do grupo de trabalho, comentou sobre a importância de se fomentar a sustentabilidade das comunidades como polo turístico natural. “Há por exemplo uma comunidade Quilombola no Vale do Ribeira, a Ivapurunduva, que sobrevive da culinária, pesca e artesanato”, comentou.

A diretora de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo,Telma Della Mônica, participou da câmara e reforçou o compromisso com o grupo de apoiar as ações participando ativamente dos diálogos e fortalecendo as iniciativas. “É importante integrar todo o litoral para somarmos os esforços”, frisou.

Ponto crítico questionado pelo morador do Sertão de Cambury, Lucas Santana, foi a paralisação dos investimentos em Saneamento Básico, anunciada recentemente pelo Governo do Estado. “Se queremos um turismo forte, a base é o saneamento e, precisamos nos mobilizar cobrando um posicionamento do Estado que se comprometeu com a região”, salientou.

O Observatório do Litoral Sustentável é realizado em convênio com a Petrobras. Atuando em 13 municípios do litoral paulista – Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, tem por função articular e dialogar com a sociedade civil, setor privado e Poderes Públicos, através das instâncias participativas regionais criadas pelo Observatório, de forma a assegurar e aprimorar uma maior integração entre atores regionais, sem sobreposição.

Serviço: Outras informações no site oficial do órgão: www.litoralsustentavel.org.br

Comentários