Mais de 800 jovens sebastianenses se alistam na Junta Militar
A Junta Militar de São Sebastião contabilizou 803 alistamentos feito até o dia 30 de junho. Desses, apenas cerca de 180 devem seguir com o processo de serviços às Forças Armadas, diante de aproximadamente mais de 600 a serem dispensados por excesso de contingência.
De acordo com Tânia de Fátima Fabbro Ferreira, encarregada da unidade que atende na região central da cidade, os mais de 800 jovens que se alistaram devem se apresentar entre os dias 15 (quarta-feira) e 6 de agosto, para pré-seleção. Os que passarem desta fase seguem para a seleção final na Marinha, entre os dias 10 e 14 de agosto. No fim do processo de seleção, os que forem dispensados retornarão no dia 1º de setembro, para Juramento à Bandeira, e receberem certificado de dispensa.
Tânia avaliou que o número de inscritos na Junta Militar segue a média anual de alistamentos na cidade. “Contabilizamos o que esperávamos. Estamos dentro da expectativa. A média sebastianense é na casa dos 800”, comentou.
No retorno para a pré-seleção, Tânia explicou que o atendimento será diário. “Atenderemos 60 jovens por dia”, disse, acrescentando que os dispensados do serviço militar receberão no ato um boleto com a taxa para pagamento bancário. “Estes terão que voltar à Junta para requerer o certificado definitivo e marcar data e horário do Juramento à Bandeira”, falou.
Quanto aos aprovados na seleção, deverão passar pelo exame médico. “Nestes casos, os jovens receberão informações sobre o dia da apresentação para o exame e a relação dos documentos a serem apresentados”, contou.
A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.
Obrigatoriedade
O serviço militar obrigatório nasceu nas Capitanias Hereditárias, por meio da Câmara de São Vicente, que em 9 de setembro de 1542 promulgou um “Termo”, organizando uma Milícia formada por colonos e índios para a defesa da terra. Atualmente o serviço militar obrigatório é especificado por Lei relativa ao assunto, datada de janeiro de 1966, na qual é publicado o seu Regulamento, sendo constante na Constituição Federal aprovada em 1988.
Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.
Há o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.
Serviço: A Junta de Serviço Militar fica na praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, na região central da cidade.
Comentários
Postar um comentário