IV Conferência de Assistência Social elegerá delegados neste sábado





Fotos: Cristiane Castro e Leonardo Rodrigues | PMSS

Legenda: Representantes da sociedade participam das discussões no município



IV Conferência de Assistência Social elegerá delegados neste sábado

Encontro irá escolher representantes do município para as fases estadual e federal



O Conselho de Assistência Social com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) promoverá a IV Conferência Municipal de Assistência Social neste sábado (1).

A assistente social Valéria Giovannetti, de São Paulo, foi convidada a participar do evento que tem por objetivo eleger delegados que representarão o município nas Conferências Estadual e Nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Três pré-conferências já foram realizadas em toda a extensão do município, privilegiando as comunidades das Costas Norte e Sul.

Segundo coordenadora da Comissão Organizadora, Elisabeth Chagas, serão escolhidos dois representantes da Sociedade Civil e outros dois do Poder Público Municipal. Ela comentou que o município, em 2011, contou com representantes nas discussões na esfera federal.

Conferências

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social.

Nas conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências Municipais, observadores e convidados credenciados. Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política.

Elisabeth Chagas informou que os participantes abordarão propostas paras as fases Estadual e Nacional e, serão debatidos os eixos com base na Conferência Nacional que em 2015 aborda o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos - Pacto Republicano no SUAS, rumo a 2026”.

Deliberações

Os trabalhos serão divididos em três subtemas: “O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços e programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios”; “O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS” e “O fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática”.

O município realizou a lll Conferência e as deliberações efetuadas dentro de São Sebastião serão apresentadas. Beth Chagas destacou a importância da participação popular nas discussões pertinentes à sociedade e o fortalecimento da Assistência Social no município como uma ferramenta fundamental não somente para os cidadãos em estado de vulnerabilidade social, mas para todos os cidadãos.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, comentou que apoia o desenvolvimento social e salientou que nos últimos anos a pasta deu grandes passos fortalecendo as ações no setor. Como exemplo, citou a reforma e atual construção de uma nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Topolândia, região central da cidade, bem como e a instalação de uma nova sede na Enseada, na Costa Norte do município.

Serviço: A conferência será realizada das 8h às 18h, na Faculdade UniBr, à rua rua Agripino José do Nascimento, 177, Vila Amélia, região.A

Comentários