
Foto: Beatriz Rego | PMSS
Legenda: Trabalhos premiados retratam a importância da revolução de 32 para o país
Estudantes são premiados durante solenidade da Revolução Constitucionalista de 32
Dezoito estudantes da rede municipal de ensino foram premiados, na manhã desta quinta-feira (9), no 12º concurso escolar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Municipal de São Sebastião.
O concurso escolar, criado através da Lei Municipal n.º1625/2003, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, por meio do Programa de Enriquecimento Curricular – “História e Cultura de São Sebastião nas Escolas”, que assegura nos conteúdos básicos o acesso à história do município e promove interligação dos fatos com o país e o mundo.
Para a secretária de educação, Angela Couto, a Revolução Constitucionalista de 1932 precisa ser amplamente divulgada entre toda comunidade, porque é um período muito importante da história do Estado de São Paulo. Após o término da guerra que os paulistas decretaram contra Getúlio Vargas e a ditadura, muitas coisas foram modificadas no país, através da promulgação de uma nova constituição federal em 1934.
“Temos que fazer com que essa informação seja expandida e disseminada. A data é uma ideologia que precisa transcender todas as barreiras, pois esta luta trouxe frutos para nosso presente”, afirmou.
Angela enfatizou também que daqui para frente o desafio é de que o munícipio, de Costa Norte à Costa Sul, seja consciente deste momento importante na história de São Paulo. “As pessoas devem saber que esta data deve ser respeitada e que apesar da derrota na guerra, sua existência trouxe grandes vitórias para a vida de todos os brasileiros. Não existe derrota sem algum tipo de vitória e de transformação, e esta revolução significa isso”, completou.
O prefeito Ernane Primazzi salientou ainda que o estado, apesar de ter perdido a guerra, saiu vitorioso e até hoje continua demonstrando sua força no cenário nacional, já que é a grande potência do país. “A importância do conhecimento cívico é essencial e permite que as pessoas valorizem seu presente, suas conquistas”, disse.
Primazzi completou afirmando que aprender sobre história é tão importante quanto qualquer outra matéria e que é preciso fazer o resgate desses valores que são transmitidos por meio do civismo. “Estamos resgatando a história, o valor da pátria, o companheirismo, o valor da família. Ao fazermos isso podemos perceber que podemos modificar a formação do cidadão, fazendo com que muitos problemas sociais sejam diminuídos. É uma utopia, mas a concretização de uma sociedade melhor passa pela valorização e reconhecimento de nossa história”, declarou o prefeito.
Para uma das alunas premiadas no concurso escolar, Laysa Cunha Honório, 6, ter seu desenho escolhido entre tantos avaliados foi muito especial. “Gostei de participar e aprendi muito na escola sobre a revolução”, explicou.
Já a estudante Ayla Avelar de Oliveira, 13, contou que é a segunda vez que participa do concurso, porém foi a primeira vez que teve seu trabalho premiado. “É muito satisfatório ter nosso trabalho e esforço reconhecido. Estou no oitavo ano e tenho mais uma chance ainda de participar no ano que vem. Vou continuar estudando para fazer sempre o melhor que eu puder”, enfatizou a estudante.
O diretor Marcelo de Oliveira Souto, da escola Antônio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, Costa Sul do município, disse que o concurso é muito especial, pois dá oportunidade para todos os estudantes da rede, desde o ensino infantil à educação de jovens e adultos mostrarem seus conhecimentos sobre o tema. “Ganhamos os três prêmios na categoria EJA e isso foi muito bacana, uma maneira de valorizar estes estudantes. O curso é mais rápido, porém não menos rico e ficamos muito felizes com este reconhecimento em nossa comunidade”, concluiu ele.
Premiação
Foram premiados os três melhores trabalhos em seis categorias distintas: Categoria 1 – Educação Infantil – Maternal 1 e 2 (Desenho); Categoria 2 – Educação Infantil – Etapa 1 e 2 (Desenho); Categoria 3 – Ensino Fundamental 1 – 1º, 2º, 3º anos (Desenho); Categoria 4 – Ensino Fundamental 1 – 4º e 5º anos (Poesia); Categoria 5 – Ensino Fundamental 2 – 6º ao 9º ano (Relatos de Aventura); Categoria 6 – Educação de Jovens e Adultos (Relatos de Aventura).
Na categoria 1 os vencedores foram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, Thiago Martins dos Santos, da Creche Maria Leonarda da Costa, Maria Alice de Oliveira, da EMEI Bolinha de Sabão e Carlos Manoel Barbosa, da EMEI Pingo de Gente.
Na categoria 2, João Gabriel de Sousa, da EMEI Pingo de Gente, Marcela Sousa Siqueira, da EMEI Arco Íris e Laysa Cunha Honório, EMEI Branca de Neve.
Na categoria 3, Fabrício Alves, da EM Professor Walfrido Maciel Monteiro, Saulo Luan Silva, da EM Professor João Gabriel de Sant’Ana e Juliana de Jesus Santos, da EM Professora Maria Alice Rangel.
Na categoria 4, Ana Júlia Cordeiro Rios, da EM Cambury, Julia de Jesus Santos, da EM Professora Maria Alice Rangel e Graziela da Silva Faustino, da EM Professor José Machado Rosa.
Na categoria 5, Ana Beatriz Costa Nascimento, da EM Henrique Botelho, Ayla Avelar de Oliveira, da EM Professor Walfrido Maciel Monteiro e Mariana Bernardes Ricardo, da EM Henrique Botelho.
Por fim, na categoria 6, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola municipal Antônio Luiz Monteiro, foram premiados em todas as colocações; Jânio Alves Lima, Maria Aparecida dos Passos e Aluno Luiz Fernando dos Santos.
Comentários
Postar um comentário