Maracatu Odé da Mata traz batuqueiros de Recife para oficinas









Fotos: Divulgação

Legenda: Maracatu realiza evento no final de semana em São Sebastião






Pela terceira vez o maracatu das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião, denominado “Odé da Mata”, traz à cidade um batuqueiro da nação Porto Rico do Recife (PE), para a realização de oficinas desta arte regional brasileira.

O grupo se reuniu com os convidados pernambucanos para atividades e oficinas no final de semana passado.

Na sexta-feira (19), houve um bate papo aberto ao público sobre a história do Maracatu e seu contexto atual, realizado dentro do horário da Oficina Cultural no Centro Cultural Batuíra, no São Francisco.

No sábado (20), houve oficina para os integrantes do Maracatu Odé da Mata no sítio Abra de Dentro, em Caraguatatuba e no domingo (21), mais uma oficina para os integrantes do Maracatu Odé da Mata, também no sítio Abra de Dentro. Encerrando as atividades, haverá à noite, um cortejo pelo beco ao lado da Sectur, na Rua da Praia.

A primeira experiência deste intercâmbio São Sebastião-Recife foi em dezembro de 2013, com a presença do batuqueiro Pelezinho do Maracatu Porto Rico e a segunda em novembro de 2014 com a mestra Joana do Maracatu Encanto do Pina.

O Maracatu Odé da Mata existe desde janeiro de 2013 e é coordenado por Rafael Marotti e Marcelo Petrati. De acordo com Lígia Ferreira, assessora cultural que trabalha com o grupo, o aprendizado obtido em todos esses encontros é inestimável. “Por se tratar de uma cultura de resistência, de raiz afro-brasileira, os fundamentos e saberes não estão disponíveis na grande mídia, de modo que o aprendizado se faz pela vivência, pela necessária troca de experiências e afetos”, comentou a assessora.

De acordo com ele, é exatamente por isso que o grupo considera de extrema importância investir na formação continuada dos integrantes e na perpetuação da cultura do Maracatu que, em dezembro de 2014, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Para o puxador do baque do grupo, Marcelo Petrati, esta é uma experiência muito enriquecedora e de extrema importância. “A partir da prática intensiva orientada por batuqueiros da nação temos embasamento para a continuidade do trabalho ao longo de todo o ano, daí sua relevância", afirmou.

Serviço: Mais informações sobre o maracatu Odé da Mata podem ser obtidas no seguinte link da rede social Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Maracatu-O%E1%B4%86%C3%A9-da-Mata/1479211175699242?fref=ts

Comentários