Defesa Civil de São Sebastião participa de oficina sobre Operação Estiagem






Evento reuniu municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte na cidade de Aparecida



Com o objetivo de prevenir focos de incêndio e doenças respiratórias durante o período de seca do inverno, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec/SP) promoveu nos dias 23 e 24 de junho, em Aparecida, a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem reunindo representantes dos 39 municípios das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A equipe da Defesa Civil de São Sebastião, sob a coordenação de Carlos Eduardo Santos, Carlão, participou do treinamento que contou com palestras de profissionais do Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil, além da parte prática para formação de brigadistas.

De acordo com Carlão, a proposta da Coordenadoria Estadual em fortalecer as defesas civis dos municípios é extremamente importante porque esse período é muito crítico na região coberta pela Mata Atlântica. “Em breve, a cidade receberá o kit básico do Estado composto de abafadores de incêndio, bombas costais flexíveis, luvas, enxadões, facões, óculos, lanternas e cantis. As bombas costais são mochilas com capacidade para 20 litros de água usadas em incêndios de pequeno porte nas matas”, explicou.

O período de estiagem, entre julho e outubro, é preocupante em São Sebastião que registrou 25 ocorrências em 2014, das quais 17 na região central, duas na Costa Norte e seis na Costa Sul. “Aconselhamos as pessoas a não atearem fogo em terrenos baldios e em folhas, por se alastrar com muita rapidez”, observou. Segundo Carlão, a maior incidência ocorre no Centro da cidade. No ano passado, por exemplo, um dos incêndios que começou no Porto Grande chegou próximo da Petrobras. Nesses casos, a Defesa Civil tem atuado sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Balões

A soltura de balões, que também aumenta nesse período de festas tradicionais, é outro fator que gera preocupação em função da área de mata e também de núcleos habitacionais carentes.

Há cerca de 10 dias, um balão enorme, com 20 metros de diâmetro e 18 metros de altura, caiu no Sertão de Cambury, na Costa Sul, e ficou preso entre árvores. Ele chegou a queimar um pouco da mata, mas, segundo Carlão, poderia ter sido trágico se atingisse uma área de barracos.

Durante a oficina foi comentada, também, a importância de vigias 24 horas em polos da Petrobras, por exemplo, como acontece em Santos e na cidade de Mauá, na Refinaria de Capuava. Carlãol demonstrou preocupação com a cidade de São Sebastião devido aos tanques da Petrobras na região central.

Ainda durane a Oficina, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, inaugurou, dia 23, o 9º Escritório Regional de Defesa Civil na sede da 4ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Ambiental (3º BPAMb), na avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.401, em Taubaté.

O escritório servirá de base de apoio ao coordenador regional, representante descentralizado da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, exercendo ações de prevenção e resposta na figura de facilitador, atuando em regime de cooperação com a municipalidade.

As oficinas são realizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em conjunto com as secretarias estaduais de Segurança Pública, Meio Ambiente, Saúde e Recursos Hídricos.

Comentários