Voluntários do Carona Solidária de Doação de Sangue já podem se inscrever para a próxima viagem








Foto: Divulgação

Legenda: Cada voluntário pode salvar até quatro vidas com sua doação






Previsão de subir a serra com destino ao Hemonúcleo de Taubaté é para 17 de março; até o momento o projeto já coletou cerca de 40 bolsas para o Banco de Sangue




O projeto Carona Solidária de Doação de Sangue, promovido pelo HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião) tem mais uma viagem agendada para abastecer o Hemonúcleo de Taubaté responsável por abastecer as quatro cidades do Litoral Norte.

A previsão de partida é para a manhã do dia 17 de março quando os voluntários subirão a serra em transporte cedido pela Sesau (Secretaria de Saúde). Até o momento, a iniciativa, pioneira em todo território nacional, já mobilizou mais de 50 pessoas e resultou na coleta de aproximadamente 40 bolsas para o Banco de Sangue taubateano.

De acordo com o coordenador dos trabalhos Hamilton W. Alonso, cada doador pode vir a salvar até quatro vidas, daí a relevância do voluntariado nesta ação. “Venha, participe, seja um doador”, frisou Alonso, explicando que com tal medida, espera-se sensibilizar não apenas a comunidade local, mas os moradores de todo o Litoral Norte sobre a importância da doação.

Pioneirismo

Pioneiro neste sentido o projeto - que conta com apoio da Prefeitura - nasceu da ideia de suprir a falta de doadores nas campanhas realizadas trimestralmente no município e, segundo declarou seu coordenador, a ação visa desenvolver mecanismos de modo estratégico que atendam as diversas possibilidades de translado de possíveis doadores até o Hemonúcleo de Taubaté.

De acordo com Hamilton Alonso, a iniciativa busca quebrar tabus e desmistificar medos e preconceitos a respeito da doação de sangue, e com isso, aumentar e fidelizar os doadores de sangue. “Temos por objetivo proporcionar uma nova cultura em educação para a doação de sangue por meio deste projeto, oferecendo alternativas de locomoção para que os munícipes e usuários do sistema de saúde realizem a doação de sangue com custo zero de transporte”, observou .

Ainda segundo o coordenador, a Carona Solidária funciona por meio de inscrições feitas pessoalmente no HCSS, por telefone ou e-mail. “Uma vez inscrito, o cidadão é agendado para uma entrevista a fim de receber orientações, esclarecimentos. As viagens são agendadas posteriormente”, explicou.

Requisitos

O interessado em participar da “Carona Solidária de Doação de Sangue” deve, como de praxe, cumprir alguns requisitos exigidos.

Mas vale lembrar ser necessário atender a algumas condições básicas, entre elas, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de doar.

Antes de proceder com a doação, o doador passa por um crivo de perguntas a fim de detectar certos empecilhos. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitas há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Autorização

Outro aspecto relevante diz respeito aos menores de idade, que devem ter o consentimento formal – por escrito – dos pais ou responsáveis. Outro esclarecimento refere-se aos doadores de primeira viagem; para estes, a idade máxima é de 60 anos.

Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.

A condução que leva os doadores voluntários sai às 6h, defronte ao Hospital de Clínicas de São Sebastião, na região central da cidade, passando por volta das 7h em Maresias, na Costa Sul.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3893-3235/3260 ou ainda pelo email: carona.solidaria@hcss.org.br








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários