Palestra de alto nível abre pré-temporada da Lisfuts





Foto: Arnaldo Klajn | PMSS

Legenda: Árbitros participam do seminário sobre regras na sala de troféus da Seesp




Palestra de alto nível abre pré-temporada da Lisfuts

O objetivo foi atualizar técnicos e juízes quanto às regras do jogo e suas variações




A noite desta quinta-feira (26), foi de aprendizado e troca de informação para os integrantes da Lisfuts (Liga Sebastianense de Futsal). Organizadores, árbitros e técnicos participaram de um curso na sala de troféus da secretaria de Esportes, no Topovaradouro, região central de São Sebastião.

O evento teve por intuito esclarecer as novas mudanças na regra do futsal para 2015 e atualizar os árbitros sobre a aplicação e interpretação, situações de jogo e aspectos éticos, psicológicos, físicos.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Lisfuts, a FPFS (Federação Paulista de Futsal) e a Efaoasp (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais de Arbitragem de São Paulo).

A palestrante Renata Leite, oficial do quadro da Fifa para Futsal, foi a primeira mulher a arbitrar partidas no Campeonato Mundial de Futsal Masculino em 2012 e também a única mulher na lista dos melhores árbitros de 2012, eleita na tradicional premiação Futsal Awards. Nesta premiação, foi eleita a segunda melhor do mundo.

O secretário de esportes, Fábio Lopez, prestigiou a aula e comentou a alegria em ver o interesse da Liga na profissionalização da equipe. “Fico feliz quando falamos em qualificação e oportunidades. O momento atual do futsal no município, é único”, afirmou. O secretário reiterou que durante a sua gestão, a secretária continuará apoiando seriamente o trabalho da Lisfuts.

Em uma palestra interativa, Renata bateu um papo descontraído com os presentes, tirou dúvidas e por meio de vídeos, debateu lances polêmicos da modalidade.

De acordo com a árbitra, o objetivo da Federação é repassar para todas as ligas uma forma para padronizar a arbitragem no Estado. “É de extrema importância o esforço da Lisfuts na busca do conhecimento e na qualificação da equipe” disse. Ainda de acordo com Renata, o apoio que a secretaria desenvolve junto aos árbitros é o diferencial para o trabalho seguir crescendo.

O presidente da Lisfuts, Carlos Eduardo Teixeira, o Zullu, e o diretor de arbitragem Carlos Eduardo Amorim, o Cadu, agradeceram a disponibilidade da árbitra em atender ao pedido e ajudar no trabalho da Lisfuts. “Hoje foi uma noite proveitosa, nos esforçamos para tentar elevar e qualificar o futsal sebastianense”, destacou.










Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários