Estudantes cobram vereadores sobre situação precária de ônibus na Costa Sul




Jovens reclamam de superlotação, má conservação e outros problemas no trajeto para a faculdade
Odara Gallo


Cerca de 20 estudantes estiveram na sessão da Câmara Municipal de terça-feira (24) para cobrar dos vereadores providências sobre a situação precária que eles enfrentam diariamente para sair da Costa Sul e ir à faculdade. Ernane Primazzi (PSC), o Ernaninho, foi um dos abordados na porta do Legislativo para ouvir as reivindicações. Ele se comprometeu a ir até a Ecobus pedir explicações e encaminhá-las à prefeitura.
Alexandre Fratiano, 26 anos, estudante de Administração, foi um dos jovens que esteve na sessão e explicou que a luta deles é para conseguir os mesmos benefícios de quem estuda fora de São Sebastião. “Quem faz curso fora tem ônibus de viagem e não paga nada. Nós, que geramos renda para o município, pagamos a passagem e somos tratados dessa forma”, reclamou ele, referindo-se ao programa da prefeitura que fornece transporte gratuito para estudantes matriculados em universidades fora e que optem por cursos que não estejam disponíveis na cidade.
Eles pedem ônibus exclusivos para os estudantes, que hoje pegam os mesmos carros que fazem a linha o que gera superlotação, e veículos mais conservados.
A reivindicação virou assunto das falas de diversos vereadores, que voltaram a cobrar a empresa responsável pelos ônibus de linha da cidade. O parlamentar Gleivison Gaspar (PMDB) foi firme em reafirmar que os integrantes da Casa querem uma solução que beneficie os estudantes. “Quero que fique registrada a insatisfação do Legislativo com a Ecobus”, declarou.


Dispensas


Outro assunto que ganhou força na reunião foi a disposição do prefeito Ernane Primazzi de mexer em cargos de confiança da Administração. “Estive com o prefeito hoje (terça) e ele enxergou algumas coisas e está disposto a fazer mudanças”, revelou Ernaninho.
Onofre Neto (PHS), líder da situação na Câmara, confirmou que o posto de Pérsio Mendes, da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) já está disponível para ser preenchido por outra pessoa. “A liderança [da Pasta] está em aberto”, disse o vereador. Ainda não foi anunciado oficialmente quem ocupará o lugar. O diretor da Regional Centro, Roberto Favery, também já teria sido dispensado do cargo. Outras demissões também estão previstas, segundo os vereadores que estiveram com o prefeito.




Foto: Celso Moraes/CMSS

Comentários