Prefeito participa de entrega de certificados a marinheiros formados em Plataforma Educativa




Foto: Halsey Madeira|PMSS



Legenda: Foram entregues carteiras de Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas para 57 alunos



Prefeito participa de entrega de certificados a marinheiros formados em Plataforma Educativa



Cursos foram oferecidos pela Plataforma Educativa Repsol Sinopec, em parceria com a Marinha e a Prefeitura



O prefeito Ernane Primazzi participou, na tarde desta segunda-feira (19), na Capitania dos Portos, da cerimônia de entrega dos certificados de dois cursos de marinheiros realizados na Plataforma Educativa Repsol Sinopec, em parceria com a Marinha do Brasil e a Prefeitura de São Sebastião.

Foram entregues carteiras de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) para os 57 alunos que participaram dos cursos, em outubro de 2014. Foram aprovados 30 no curso de MAC e 27 no MAM.

A plataforma da Repsol Sinopec, empresa que atua no ramo de perfuração e exploração de petróleo, faz parte de um programa desenvolvido há cinco anos com o objetivo de levar qualificação e capacitação profissional às comunidades costeiras de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A carreta já percorreu 18 cidades e atendeu 12 mil pessoas.

Além do prefeito, outras autoridades participaram da solenidade: Abraão Azulai de Souza, Capitão de Corveta (representante do Capitão de Fragata Marcelo Oliveira de Sá), o Capitão de Corveta Marcos Antonio Galdino de Souza, o vereador Ernaninho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito e o Diretor de Pesca da Semam, Evandro Figueiredo Sebastiani.

O prefeito enfatizou a importância dos cursos de formação como caminho para novas oportunidades de ingresso, crescimento e retorno ao mercado de trabalho. Lembrou que a expansão do setor de exploração do pré-sal nos últimos anos abriu novas vagas.

Durante a cerimônia, o prefeito confirmou o interesse da prefeitura em participar de novas parcerias para a formação de novas turmas e criticou a postura da Petrobras na cidade. De acordo com ele, a Repsol Sinopec está de parabéns, por se importar com a população sebastianense, “ao contrário da Petrobrás, que não está nem aí". A empresa, que ocupa mais da metade da área urbana do município, questionou o valor cobrado pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e não repassou o valor devido à prefeitura, que aguarda decisão judicial.

Os representantes da Repsol Sinopec, Anderson Bento e Marcos Antonio Santos disseram que a intenção é prosseguir com a carreta da Plataforma Educativa. O vereador Ernaninho reafirmou que os cursos ampliam as possibilidades no mercado de trabalho, que está sempre precisando de profissionais qualificados nessas áreas. O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, disse que os cursos são importantes porque a prefeitura tem atividades e convênios ligados à pesca. “Para nós é importante que as pessoas que estão no mar estejam habilitadas e capacitadas".

O Capitão de Corveta, Abraão Azulai, fez uma reflexão sobre a grande oportunidade que os 57 alunos tiveram ao participar de um curso muito concorrido no Brasil. Também destacou a oportunidade de trabalho na região, que tem 25 mil embarcações, de esporte e recreio, inscritas na Capitania dos Portos de São Sebastião.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários