Departamento de Patrimônio Histórico homenageia a cultura-afro com a exposição “África em Nós”






Patrimônio Imaterial está em exposição no Deppat

A cultura local tem espaço garantido na exposição

O Departamento de Patrimônio Histórico abriu na quinta-feira (20), a exposição “África em Nós” em comemoração ao Dia da Consciência Negra, dentro da programação especialmente elaborada pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).

Com o objetivo de levar os visitantes a uma reflexão sobre os 350 anos da prática da escravidão no Brasil, o Deppat propõe reunir os valores e a diversidade, multiplicidade e a pluralidade. A intenção é valorizar os sujeitos históricos presentes na cultura local.

“África em nós” reúne hábitos, costumes, valores, sentimentos e emoções associadas a diferentes tipos de realidade. Neste ambiente a capoeira, congada, procissão de São Benedito, samba de roda, maculelê, marimba, atabaques e cantorias, traduz com fidelidade a construção de São Sebastião por meio de muitas mãos, especialmente, escravas.

Entre as peças, panelas de barro tradicionalmente, produzidas no São Francisco, pela família de Adélia Barsoti, talentosa artesã, uma das últimas mulheres a confeccioná-las. No espaço ainda são encontradas fotos datadas desde 1960, feitas pelo fotógrafo Edvaldo Nascimento, homenageando a família Fortunato, uma das mais tradicionais do bairro e responsável por manter viva a cultura imaterial da Congada de São Francisco. Engrandecendo ainda mais a exposição são encontradas diversas peças da vestimenta original, usadas pelos congadeiros.

Outras duas raridades que pode ser apreciada são o livro de registro de escravos do século XlX e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida do século XX.

O paulistano Jackson Costa, morador do Tatuapé, na capital paulista, visitou a exposição e ficou surpreso por conhecer de perto a cultura sebastianense e achou fundamental o resgate desse tesouro, valorizando àqueles que o construíram. “Voltar ao passado e trazer a história dessa região é fascinante, nos remete a uma viagem”, comentou.

Serviço: A mostra permanecerá aberta até 10 de dezembro. O Deppat fica na rua Doutor Altino Arantes, s/nº, no Centro Histórico e o telefone para informações é o (12) 3892-2621.

(DO/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários