II Torneio de Karate-Do Shorin-Ryu Shinshukan Cidade de São Sebastião




Foto : Arnaldo Klajn | PMSS

Nos dias 13 e 14 (sábado e domingo) a Secretaria de Esportes da de São Sebastião, em parceria com a International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation – IUSKF, realiza o II Torneio de Karate-Do Shorin-Ryu Shinshukan Cidade de São Sebastião Mestre Shinzato e o Seminário de Karate-Do e Kobu, ambos no Ginásio de Esportes “José de Souza”, o Gringão, no Topovaradouro, região central da cidade.

Há 50 anos o evento acontece em várias cidades do Estado de São Paulo e faz parte do Circuito da Shinshukan Shorin-Ryu, criado pelo mundialmente conhecido Mestre Yoshihide Shinzato, tendo como sede a cidade de Santos.

A escola de Karate-Do Shorin-Ryu e Kobu-Do da Secretaria de Esportes de São

Sebastião, conduzida pelo professor Marcos Fortes, sagrou-se bicampeã deste torneio em 2013 e foi duas vezes vice-campeã na cidade de Lorena, nos anos anteriores. “Ao longo destes anos pudemos verificar que a experiência proporcionada na participação de forma equilibrada em torneios serve como estimulação e é uma maneira de avaliarmos melhor os nossos atletas quanto as condições técnicas, físicas e emocionais, além de promover a cidade que realiza o evento de forma regional e nacional, pois receberá atletas de toda a região do Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais, Litoral Norte, Litoral Sul e Capital Paulista. Além de sermos o atual campeão deste torneio, conquistando em sua última edição, ano passado, 77 medalhas, sendo 10 de ouro, 14 de prata, 20 de bronze e 33 de participação”, relatou Fortes.

Ainda segundo o professor “o Mestre Shinzato nos deixou um legado e nós,os praticantes deste estilo de Karate-Do e Kobu-Do, nos sentimos honradose privilegiados de, juntos com o Mestre Masahiro, de toda a diretoria Shinshukan, de todos associados e da prefeitura de São Sebastião podermos continuar ajudando as crianças, jovens e adultos, a buscarem a saúde física, mental e espiritual, através desta arte milenar, sendo cada praticante uma pessoa útil, servindo ao bem de toda a sociedade.”

O Seminário de Karate-Do e Kobu-Do irá possibilitar também uma oportunidade

aos praticantes de se qualificarem melhor e se atualizarem com a presença de

grandes mestres da escola.

A diretoria da Shinshukan, em recente reunião de planejamento na cidade de

Praia Grande, declarou-se satisfeita com a edição passada e optou por manter

este evento inclusive para o calendário 2015.

A edição de 2014 terá início com o Seminário de Karate-Do e Kobu-Do (arte

das armas antigas de Okinawa) no dia 13, das 14h às 18h, seguindo no

domingo com o Torneio de Karate-Do, que terá sua abertura a partir das

9hs.

De acordo com a organização do evento, na entrada estarão sendo arrecadados

1kg de feijão e 1 pacote de macarrão, alimentos que serão destinados ao

Fundo Social de Solidariedade do município.

No ano passado participaram cerca de 180 karatecas de nove associações com 238 participações nas modalidades de Kata (apresentação) e Shiai Kumite (luta).

Esporte

Os métodos e objetivos na modalidade Karatê são a arte, a defesa pessoal, o esporte educacional, a elevação espiritual e a educação moral e física. O Método de aula se baseia na filosofia do Budô, com foco no desenvolvimento esportivo e o convívio social, tendo como objetivo criar um homem útil tanto a sociedade como para a família, com um corpo forte e a mente equilibrada, tendo como base a filosofia do respeito, da justiça, do esforço, da harmonia e da responsabilidade.

São Sebastião

A escola de Karate-Do Shorin-Ryu de São Sebastião surgiu em março de 2000

no Colégio Porto Grande com o professor de educação física e especialista em treinamento desportivo especializado, além de Faixa Preta 2o Dan, Marcos Alberto Fortes, que ministrava aulas particulares extra-curriculares até dezembro de 2005, com a supervisão do professor Marco Aurelio Peralli, Faixa Preta 5o Dan.

Em fevereiro de 2006 começou a ser oferecida gratuitamente pela Secretaria de Esportes em parceria com a E.E. Maisa Theodoro, no bairro Porto Grande,mudando-se em agosto do mesmo ano, para o Centro de Treinamento de Atletas (Academia do Alemão) no Pontal da Cruz, onde ficou até dezembro de

2007.

Neste mesmo ano começou a funcionar o Dojo São Francisco no CAE São Francisco, simultaneamente. Em fevereiro de 2008, o Dojo Pontal da Cruz passou a funcionar em parceria com a E.M. Maria Francisca Tavolaro no Pontal da Cruz, onde funciona até hoje. Juntos os dois Dojos atendem cerca de 80 praticantes em duas turmas em cada Dojo.

Ao longo destes doze anos, a nossa Escola já atendeu mais de 450 alunos formando três faixas pretas e graduando dois faixas pretas a 2o Dan, realizou cinco Torneios Internos, doze Exames e Cerimônias de Graduação de Faixas, doze Acantonamentos, doze palestras na Videoteca, diversas aulas especiais na praia, duas palestras e aulas especiais para os acadêmicos do Curso de Licenciatura de Educação Física no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, aula especial HTPC para os Professores de Educação Física da

Secretaria de Esportes e palestra na I Semana de Educação Física.

Resultados obtidos nos torneios:

2009 | 45o Torneio Mestre Y. Shinzato em Lorena = campeões: 31 medalhas

– 20 atletas

2010 | 7o Torneio Oswaldo Justo em Santos = duas medalhas – 26 atletas

2011 | 47o Torneio Mestre Y. Shinzato em Lorena = vice-campeões: 25

medalhas – 41 atletas

2012 | 48o Torneio Mestre Y. Shinzato em Lorena = vice-campeões: 31

medalhes – 33 atletas

2013 | Torneio Mestre Itosu em Peruíbe = 5o lugar

2013 | Torneio Matsumura em Cotia

2013 | 49o Torneio Mestre Y. Shinzato em São Sebastião = campeões: 77

medalhas – 64 atletas

2013 | Campeonato Brasileiro de Karate-Do Shinshukan em Praia Grande = 3

medalhas – 8 atletas







Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br




Comentários