Comissão define textos que representarão São Sebastião na fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa


Foto: Beatriz Rego/PMSS



A comissão julgadora da Olímpiada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” realizou nesta quarta-feira (10), a análise e seleção dos textos que representarão São Sebastião na fase estadual da competição, que é organizada pelo Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Cenpec.

Os textos foram produzidos por alunos da rede municipal e estadual, sob a orientação dos professores, que participaram de diversas oficinas para trabalharem a sistemática da olimpíada em sala de aula, tal como os diversos gêneros da escrita e o tema a ser desenvolvido. A comissão avaliadora foi formada por profissionais da Secretaria de Educação de São Sebastião e da Diretoria de Ensino – Região de Caraguatatuba.

Foram analisados 37 textos, dos quais três foram indicados para a próxima etapa: duas poesias e uma crônica. O aluno José Adriano da Silva Farias, da EM Prof. Cynthia Cliquet Luciano teve a poesia “O lugar onde vivo”, selecionada para a fase estadual. O mesmo aconteceu com Manoela de Almeida dos Anjos, da EM Prof. Maria Virgínia Silva, que escreveu o poema “Meu pequeno paraíso”.

Outra estudante da rede municipal conquistou vaga na etapa estadual. Com a crônia “A busca por um pão”, a aluna da EM Topolândia, Mikele Pereira Dias, atingiu a proposta da Olímpiada, segundo os avaliadores.

Todo material inscrito pelo município no Olimpíada de Língua Portuguesa, que está em sua quarta edição, foi avaliado conforme os critérios estabelecidos pelos realizadores. Além de poema e crônica, havia as categorias artigo de opinião e memórias literárias. Essas duas últimas não tiveram textos selecionados para a próxima etapa.

Entre os itens avaliados estava o tema “O lugar onde vivo”, a adequação ao gênero, marcas de autoria e convenções da escrita. Com isso, a comissão levou em consideração se o texto se reportava de forma singular à vida local dos alunos, se houve adequação discursiva e linguística, além do olhar peculiar do autor. Cada critério representava uma pontuação, que somada, apontou os selecionados.

É válido destacar que a comissão não teve acesso a algumas informações, como nome do autor, série e unidade onde estuda, de modo a ter total isenção no processo de escolha. Tais informações só foram apresentadas quando a Secretaria da Educação realizou o registro dos resultados no site oficial da Olimpíada e imprimiu a ata.

Os três textos agora serão avaliados por outra comissão, assim como outros da mesma categoria em todo o estado de São Paulo. O prazo para a equipe estadual emitir o resultado é o dia 10 de outubro de 2014. Os detalhes podem ser acompanhados pelo portal da Olimpíada www.escrevendoofuturo.org.br.

A iniciativa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários