Sorteio de moto fecha com chave de ouro a Festa de São Pedro Pescador




Pedro Monte-Mór | PMSS e Divulgação

Shows musicais, comidas típicas, apresentações culturais e sorteio de prêmios foram algumas das atrações

Foram quatro dias de muita alegria, música e atrações culturais

O sorteio de uma moto zero km fechou com chave de ouro a Festa de São Pedro Pescador no São Francisco, região central de São Sebastião.

A realização da Prefeitura – por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em apoio à iniciativa do Convento de Nossa Senhora do Amparo e da comunidade do bairro – há muito se firma como um evento tradicional no calendário anual do município.

Marcada pelas atrações artísticas e culturais, a exemplo das apresentações das bandas convidadas e dos grupos de maculelê, dança de rua e congada das Oficinas Culturais, a festividade não poderia apresentar outro quadro senão a satisfação popular. E os números falam por si só ressaltando a grandeza do evento.

De acordo com os organizadores, foram produzidos para venda ao público cerca de 3 mil pastéis, 1.500 bolinhos caipiras, mais de 160 litros de garapa para a produção de quentão, além de cerveja, refrigerante e água mineral, sem contar as mini-pizzas, doces e porções de batata frita, yakissoba, espetinho, tainha, camarão e tempurá oferecidos na Praça de Alimentação.

Segundo Sérgio Custódio, advogado radicado no bairro há mais de 30 anos e coordenador do evento por parte da comunidade, todo o trabalho foi feito por moradores locais. Segundo ele, 180 pessoas se inscreveram para participar, porém ele acredita que mais de 300 estiveram à frente dos preparativos da festividade religiosa.

Ganhadores

O ponto principal foi o sorteio de prêmios que ocorreu durante quatro dias, de quinta até domingo, concentrando na Praça de Alimentação um grande público. O coordenador do sorteio, Fernando César, informou que prendas como panela de pressão, garrafa térmica, liquidificador, refratária, sanduicheira, entre outros foram sorteadas ao longo da festa esquentando ainda mais o clima.

Porém o prêmio maior, uma moto zero km, saiu para duas pessoas: Marcos Rogério Teixeira, morador do São Francisco e Uilian Lopes da Silva, veranista com casa em Massaguaçu, em Caraguá. “Fiquei a par da festa pela internet”, afirmou Silva. “Mesmo que eu não tivesse sido premiado com a moto, já teria adorado o evento, muito bom”, frisou. “Esta foi a primeira vez que ganhei algo em sorteio, concurso ou qualquer outro evento e quero ficar com a moto, para guardar de recordação”, declarou o visitante.

Conforme informou o coordenador Fernando César, os dois vencedores tem o mesmo interesse, ou seja, ficar com a moto. Portanto, ambos deverão se reunir com frei Paulo Santana para decidir o que será feito do prêmio.

Segundo o frei Paulo, pároco e guardião do convento Nossa Senhora do Amparo, toda renda arrecada com a Festa de São Pedro Pescador, que resgata a tradição dos moradores do bairro, será revertida para a manutenção do convento e da paróquia, orçado em aproximadamente R$ 10 mil/mês.

Aprovação

Muitas pessoas passaram pelo bairro, entre eles vários moradores do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo.

Mateus Soriano, de Caraguá, foi um que aprovou a festividade. De acordo com ele, o evento valeu a pena. “A festa foi boa. Gostei dos shows”, disse, acrescentando já ter participado de outras edições.

Valdemar Zanineli, morador do São Francisco também elogiou. “A festa é ótima e o principal de tudo isso é a confraternização, seja com os participantes ou com os que nela trabalham. Isso é o que mais interessa”, comentou.

A tradicional festa do bairro foi fechada com show da banda sebastianense D2, que tocou diversos sucessos do momento.

(PM/RF)







Fonte: Depto de Comunicação

Comentários