Maior moto do país passa pela Rua da Praia




Boby e o triciclo que construiu no quintal de casa
Leonardo Rodrigues


Quase três metros de altura. Mas não é só tamanho que chama a atenção de quem passa na Rua da Praia, Região Central de São Sebastião. Não tem como ignorar a largura – são 2,8m, além dos 6,4m de comprimento. Essas medidas são de uma moto. Para ser preciso um triciclo. Mas não qualquer um, trata-se do maior triciclo do Brasil.
Os dados técnicos do veículo continuam a impressionar. Com um motor de 220cv, o triciclo tem o peso é de 5,1 mil quilos, e a velocidade chega a 100 km/h.
O triciclo é de propriedade de Elvis de Almeida, o Boby – como é mais conhecido, de 52 anos. Sua criação levou quatro anos para ficar pronta, e um pouco mais de um ano chama atenção nas estradas do Brasil. Boby fica com sua moto exposta na Rua da Praia até amanhã.
Em razão do porte de seu triciclo, Boby teve que adaptar algumas peças. Além de utilizar um motor marítimo, o triciclo também faz uso de uma buzina de trem. “Tem que tomar cuidado ao acionar a buzina, se não todos os alarmes de carros em volta disparam, além de poder quebrar os vidros”, alerta Boby.
Sua criação já lhe rendeu a participação em diversos programas de TV. “Até um canal da Espanha veio me entrevistar”, conta. Porém, apesar de tudo, o criador se mostra insatisfeito e revela sonhos para seu triciclo. “O Boby tem ainda o sonho de colocar luzes, som e pintura, além de pneus novos”, diz.


Construção
Mas não é só a estrutura da moto de Boby que chama a atenção. A história de sua criação tem significado de superação. Motociclista desde a década de 80, Boby sofre um acidente em 1997, que resultou em diversas fraturas na perna. O tratamento lhe rendeu um repouso de um ano. Quando pensara em retornar às duas rodas, percebeu que não tinha mais equilíbrio em sua perna de apoio. Sua limitação o levou às três rodas. A ideia de um triciclo satisfaz sua paixão por motos.
Boby, que também é agricultor em Cosmópolis, nas horas vagas faz consertos de diversos tipos de máquinas. E após realizar um concerto em uma máquina de terraplanagem, Boby ficara sem receber pelo trabalho. “O cliente sumiu”. Após dois anos, ao reencontrar o cliente devedor, foi cobrar pelo serviço e como pagamento recebeu em equipamentos agrícolas. Após três meses com o material sem uso, decidiu fazer um triciclo. Quatro anos depois, o veículo foi terminado e homologado pelo Ranking Brasil como maior veículo do gênero no país. “Hoje eu agradeço o cara que ficou me devendo”, ironiza.


Foto: Jorge Mesquita/IL
fonte http://imprensalivre.com.br

Comentários