Inclusão e apoio escolar é tema de formação promovida a professores da rede municipal



Felipe Riela/PMSS

Educadores foram reunidos para discutirem temas ligados ao desenvolvimento de crianças da rede municipal

A secretaria da educação de São Sebastião deu continuidade nesta segunda-feira, 7, no ciclo de formação, destinado a professores da rede municipal de ensino. Um dos encontros reuniu psicopedagogos e professores que atuam na educação especial, no EAPE (Espaço de apoio pedagógico especializado), e no apoio nas diversas escolas. O tema abordado foi “Inclusão e apoio escolar”.

O curso aconteceu no Teatro Municipal e, para abordar a temática de forma prática e objetiva, a Seduc contou com apoio da Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Reabilitação. Diversos profissionais que atuam no setor ministraram palestras aos participantes.

O desenvolvimento da criança em todas as suas fases foi o ponto central das discussões, mostrando de que modo os educadores podem participar e contribuir nesse processo. Também houve durante a formação uma abordagem sobre a figura do professor em si e como cada um age perante si mesmo.

O objetivo mostrar a importância da autoestima do profissional e como saber trabalhar com esse aspecto pode resultar num trabalho ainda mais efetivo em sala de aula.

Os educadores puderam ouvir explanações sobre as diferentes fases da criança e suas reações. Também ouviram exemplos de como podem atuar nesse segmento e ir ao encontro das necessidades de cada criança, até mesmo na maneira de falar e se expressar com elas.

Os palestrantes apontaram a importância de os educadores utilizarem todos os recursos que possuem nas escolas em prol do desenvolvimento dos alunos, seja de forma sensorial ou de coordenação motora. Os brinquedos do parque e outras atividades lúdicas que podem ser muito positivas e chegam a promover saúde e prevenir doenças.

A supervisora de ensino Solange Cristina Cordeiro Toledo da Silva falou sobre a importância de colocar os assuntos debatidos no programa em prática. Ela comentou que houve um aumento no número de atendimento de crianças com deficiência pela rede, o que requer o empenho dos profissionais que atuam diretamente nesse segmento.

“Muitas vezes nós vamos dar a oportunidade de desenvolvimento que essas crianças não têm em casa e, com isso, possibilitar que tenha experiências que farão toda a diferença em outras fases da vida. É importante também trabalharmos na orientação dos pais, para que esse processo seja feito em conjunto”, completou.

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários